O advogado Juliano Bento Rodrigues Guirau, de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, foi assassinado durante um assalto a mão armada na madrugada deste sábado (19), em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Um amigo da vítima também foi baleado.
O caso ocorreu por volta de 4h, quando Juliano e outros dois amigos saiam de uma festa que acontecia na orla da Praia Grande. No momento, o grupo foi abordado por quatro homens encapuzados que realizaram o assalto.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que o terceiro amigo da vítima não se feriu e prestou depoimento à polícia. “Os criminosos levaram celulares, carteiras e joias das vítimas”, diz trecho da nota.
Imagens de câmeras de segurança da região mostraram os três sendo abordados enquanto ainda estavam na areia da praia. O caso foi registrado como latrocínio na Delegacia de Ubatuba.
Ainda segundo a SSP, um dos quatro suspeitos de participação no roubo foi detido nesta manhã. O órgão também informou que “as investigações seguem em andamento para identificar e localizar os responsáveis pelo crime”.
Guirau era formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), mas residia em São Gonçalo do Sapucaí, a menos de 300 quilômetros de Ubatuba. Ele e os amigos estavam na cidade a passeio.
Prefeitura lamenta a morte
A Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí lamentou o caso em nota publicada nas redes sociais. “Profissional íntegro, Dr. Juliano dedicou sua vida ao exercício da Justiça com ética, competência e respeito ao próximo. Sua partida representa uma grande perda não apenas para a advocacia, mas para toda a nossa comunidade”, declarou.
OAB repudia o crime
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo do Sapucaí também se manifestou sobre o caso. “Sua dedicação e compromisso com a Justiça sempre será lembrada com respeito e gratidão. Manifestamos nosso repúdio pelo crime brutal que levou a morte do advogado da nossa subseção e que as medidas sejam tomadas para uma célere investigação”, salientou.