O velório do papa Francisco durará menos nesta sexta-feira (25) devido ao rito de fechamento do caixão do pontífice, que será sepultado neste sábado (26).
Segundo o Vaticano, a Basílica de São Pedro foi aberta às 7h do horário de Roma (2h em Brasília), e a visitação será encerrada às 19h em Roma (14h em Brasília). O fechamento do caixão será às 20h do horário de Roma (15h de Brasília). Nos outros dias, a Basílica foi fechada para visitação por volta de 01h e 00h do horário de Roma.
A cerimônia começará às 19h30 (14h30 do horário de Brasília) no Altar da Confissão e será presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica.
Também estarão presentes o decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Battista Re, e os cardeais Roger Michael Mahony, Dominique Mamberti e Mauro Gambetti, presbítero, protodiácono e arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano, respectivamente.
O sepultamento do papa será às 10h do horário de Roma (5h em Brasília) no sábado (26). Antes, Giovanni Re celebrará uma Missa Solene, haverá o translado até a Basílica de Santa Maria Maior, onde está localizado o túmulo do papa.
O cortejo fúnebre, segundo a Ansa, seguirá pelo Corso Vittorio Emanuele II até a Piazza Venezia, depois passará em direção aos Fóruns Imperiais e ao Coliseu. Também deve passar pela Via Labicana, pela Via Merulana e seguir em linha reta até a Basílica. O translado será transmitido pela televisão, mas o sepultamento será privado.
O Papa Francisco morreu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Segundo o médico Sergio Alfieri, do Hospital Gemelli, em Roma, nada poderia ser feito em relação ao pontífice.
Depois do sepultamento, há um período de missas e homenagens na Basílica de São Pedro, ritual conhecido como Novendiales, até o dia 4 de maio. Já conclave deve iniciar entre os dias 6 e 11 de maio. O túmulo do papa será aberto à visitação a partir de domingo (27).