O italiano Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira . O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12), por meio do site oficial. O contrato com o profissional de 65 anos é válido até a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A estreia de Ancelotti já tem data marcada. No dia 5 de junho, o Brasil enfrenta o Equador fora de casa, pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo . Já no dia 10, a partida será contra o Paraguai, na NeoQuimica Arena, casa do Corinthians em São Paulo. A data, por sinal, marca o aniversário de 66 anos do comandante.
Ancelotti foi um jogador renomado no futebol italiano, onde defendeu Parma, Roma e Milan , com direito a títulos nacionais e continentais. Após pendurar as chuteiras, ele foi auxiliar-técnico da Itália, ainda nos anos 1990, mas nunca treinou uma seleção na carreira.
Desde 1995, o italiano atua como treinador, e ao longo desses 30 anos, se tornou o maior vencedor da Champions League , com cinco troféus (um pelo Milan e quatro pelo Real Madrid ). Além disso, Ancelotti é o único técnico que já venceu as cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Nesses países, ele foi campeão por Chelsea , Real Madrid, Milan, Bayern de Munique e PSG , respectivamente.
Primeira convocação no Brasil já tem data
A CBF confirmou, ainda, que Ancelotti começará a trabalhar pela Seleção na próxima semana. Ele vai se reunir com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico, para definir a lista de convocados para as partidas contra Equador e Paraguai. O anúncio será feito pelo próprio italiano no dia 26 de junho, em solo brasileiro.
“O impacto de Ancelotti vai além de resultados; ele é um estrategista que transforma equipes em lendas. O Brasil, com sua tradição única, e Ancelotti, com sua visão revolucionária, formarão uma parceria que vai entrar para a história”, completou Ednaldo Rodrigues.
Saída do Real Madrid
A saída de Ancelotti do Real Madrid não foi confirmada pelo clube espanhol antes do anúncio feito pela CBF. Nesse domingo (11), o italiano comandou os Merengues pela 350ª vez na carreira, mas foi derrotado por 4 a 3 de virada no clássico para o Barcelona pelo Campeonato Espanhol . Restam três partidas para o fim da competição, mas o Barça abriu 7 pontos de vantagem sobre o Real e deve se sagrar campeão de forma antecipada.