México, Chile e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil
Anúncio de suspensão foi confirmado pelo ministério da agricultura e desenvolvimento rural Mexicano
Publicado em 18/05/2025 07:43
Principais notícias do Dia

O México anunciou neste sábado (17) que também vai suspender, temporariamente, as importações de frango do Brasil.

A decisão, que repete o que foi feito por Argentina, Chile, Uruguai e pala União Europeia , acontece após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial de aves no país. A informação foi confirmada pelo ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural mexicano.

A medida segue protocolos sanitários internacionais acordados entre o Brasil e os países importadores, que preveem a suspensão automática das compras em casos de detecção de doenças como a gripe aviária.

Ação preventiva em MG

O governo de Minas Gerais anunciou neste sábado (17) que vai descartar 450 toneladas de ovos fecundados que chegaram à região Centro-Oeste do estado como medida preventiva contra a gripe aviária.

Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se reuniram na manhã deste sábado (17) para uma reunião emergencial para discutir ações contra a gripe aviária.

“Foram rastreados ovos férteis trazidos para Minas Gerais a partir de uma granja comercial da cidade Montenegro, Rio Grande do Sul, local cuja detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (15)”, informou o governo estadual por meio de nota.

É seguro comer ovos e carne de frango?

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o consumo é seguro desde que os alimentos estejam cozidos. “Se por um acaso algum animal estivesse contaminado, ao passar por um processo de cozimento, é eliminado o vírus. Por isso, é completamente seguro o consumo humano da carne de frango e também os ovos”, explicou Fávaro em entrevista à CNN Brasil.

Nessa linha, o ministro também fez um alerta para que a população evite o consumo de alimentos crus. “Não é recomendado e não pode consumir carne de frango e ovos cru, até por outras doenças, como por exemplo, salmonela”, lembra ele.

Comentários