BRUMADINHO: MINISTÉRIO DIZ QUE VÍTIMAS ATINGIDAS NO DESASTRE NÃO IRÃO PERDER BOLSA FAMÍLIA EM MINAS
Principais notícias do Dia
Publicado em 19/05/2019

O Ministério da Cidadania informou, neste sábado (18), que as famílias atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e que são beneficiárias do Bolsa Família não vão perder o auxílio do programa do governo federal.

Um ofício do ministério foi enviado à Prefeitura de Brumadinho para alertar que famílias atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em janeiro de ano, podem sair da faixa de renda assistida pelo programa do governo federal. Isso porque elas têm recebido um pagamento emergencial temporário da Vale e poderiam ter uma renda acima do teto permitido pelo Bolsa Família.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, este ofício obedeceu a um "rito burocrático do programa", mas não terá efeito para os atingidos pela tragédia em Brumadinho.

O ministério explicou que as famílias de pessoas que morreram no rompimento receberam R$ 50 mil da mineradora e, mensalmente, recebem um auxílio emergencial de um salário por adulto e meio salário mínimo por programa. Mas, um cruzamento de dados feito pela própria pasta não encontrou nenhuma família em situação que possa perder o benefício.

Ainda segundo o Ministério da Cidadania, a medida provisória 875, de 12 de março de 2019, já está tramitando com emendas que permitem o acúmulo de auxílios pecuniários com programas sociais por pessoas vítimas de catástrofes.

Comentários

Chat Online