Em 23 de Julho de 2019, por volta das 14h40min, a Polícia Militar em Água Boa foi acionada para comparecer às Agências dos Correios, onde estava ocorrendo um roubo a mão armada. Quando a guarnição chegou ao local, realizou contato com C.M.M.S.G., gerente da Agência dos Correios em Água Boa, a qual relatou à guarnição que um indivíduo magro, trajando blusa de frio cor cinza, calça clara, capacete preto e luvas, entrou na agência e, de posse de uma arma de fogo, anunciou o assalto exigindo o dinheiro do caixa.
A vítima então retirou todo o dinheiro e entregou ao autor a quantia de R$ 200,00 (Duzentos Reais). Uma testemunha que se encontrava na agência na hora dos fatos, relatou que o autor saiu da agência em uma motocicleta de cor prata com a placa final 8104.
Diante de tais informações, foi acionado o plano de cerco/bloqueio das cidades adjacentes a fim de localizar os autores. Foi verificado através das imagens do circuito de segurança, que os autores evadiram em uma motocicleta Honda/FAN 150 cor prata, sentido a cidade de Malacacheta. Foram repassadas as informações para as frações vizinhas e cerca de uma hora após o início do cerco, uma guarnição policial na cidade de Capelinha visualizou uma motocicleta semelhante e tentaram abordá-la, contudo, os suspeitos evadiram em alta velocidade, vindo a perder o controle da direção e cair ao solo.
Após a queda os autores saíram correndo a pé e entraram em lote vago, tomando rumo ignorado, abandonando a motocicleta no local. No momento da fuga, um dos autores correu segurando um objeto na cintura, provavelmente uma arma de fogo.
Em consulta à motocicleta foi constatada que era a mesma utilizada no assalto em Água Boa. Após ter sido acionado o Plano de chamada, vários militares começaram a se dirigir para o local indicado. Nesse ínterim, um militar quando passava pela esquina da Rua Juca Soyer com Avenida Joaquim Alves Vieira, no Bairro Vila Operária, local de acesso ao Bairro Bougainville, onde ocorreu a evasão dos suspeitos, visualizou uma pessoa suspeita trajando vestes idênticas às mostradas nas imagens dos autores do roubo à agência dos Correios em Água Boa. Segundo o referido militar, a pessoa avistada por ele foi L.J.B.S., conhecido no meio policial. O militar desembarcou de seu veículo, com a arma em punho e determinou que o suspeito virasse de costas com as mãos na cabeça. Nesse momento, o suspeito, com a mão esquerda jogou um par de luvas que trazia consigo, no chão, e com a mão direita segurou outro objeto que trazia consigo na cintura e começou a correr pela Rua Juca Soyer, acessando a Rua Carlos Prates, sendo perseguido pelo militar.
Em seguida o suspeito acessou a Rua Timbiras, momento em que parou de correr e sacou o objeto que estava em sua cintura, instante em que o militar, que já se encontrava com sua arma em condições de uso, efetuou três disparos em direção ao suspeito para se defender. O suspeito subiu no muro da casa nº 67 e evadiu pulando vários muros das casas vizinhas.
O cerco foi então direcionado para a Rua Timbiras, local onde o suspeito adentrou nas residências, sendo então efetuado buscas nas residências e terrenos onde o suspeito poderia estar homiziado, contudo, até o momento ele não foi localizado. O militar efetuou os disparos em direção aos membros inferiores do suspeito, contudo não o atingiu.