O acidente aconteceu na noite de sábado (24). O delegado Ricardo Chueire, que investiga o caso, disse que o helicóptero tinha licença para voar à noite, mas não naquele local e disse que as manobras registradas no vídeo são bastante arriscadas.
“São manobras proibidas. Não se pode fazer aquilo. E mesmo tendo licença para voar à noite, não poderia voar naquele local, não poderia ter sequer decolado naquela região. É um local improvisado para decolagem e pouso e não tem VFR noturno”, afirmou.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por e-mail, que "a aeronave citada estava em condições regulares de voo". Conforme o documento, ela poderia realizar voos à noite, mas não tinha autorização para realizar táxi aéreo.
Arremessada
A sobrevivente prestou depoimento à polícia sobre o caso no início da tarde de domingo. Segundo Chueire, ela afirmou que foi arremessada antes de o helicóptero cair na água.
“Essa sobrevivente relata um estrondo, seguido de perda de sustentação da aeronave e, nos próximos segundos, a queda. Ela conta que foi atirada fora da aeronave, e que, devido às condições do local, de luminosidade, ela não conseguiu ver mais nada e acabou saindo das imediações a nado, sendo socorrida depois por algumas embarcações que foram até o local”, explicou.
e acordo com Chueire, ela disse ainda que eles estavam em uma festa em um condomínio em volta do Lago das Brisas, na qual ela e as três vítimas teriam consumido bebidas alcoólicas durante a tarde.
“Há relatos do uso de bebidas alcoólicas durante toda a tarde, que inclusive, no momento do passeio à noite, era perceptível que as pessoas ali estavam ainda sob efeito de álcool, incluindo o piloto”, afirmou Chueire.
Ainda segundo o delegado, a sobrevivente também teria dito, em depoimento, que a namorada do piloto, Miriam Fontana, a convidou para fazer um passeio de helicóptero.
“Eles saíram do condomínio onde estava tendo a festa, pegaram um barco e foram até onde o helicóptero estava pousado, próximo a um hotel. Eles fizeram o passeio, que durou cerca de 15 minutos e, quando estavam retornando, o helicóptero caiu”, relatou.
Causas das mortes
De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML) de Itumbiara, Miriam Fontana e Mickaelly Damasceno morreram por asfixia por afogamento. Já o piloto Ricardo Barros sofreu politraumatismo, além de asfixia por afogamento.
Os corpos foram liberados do IML de Itumbiara às 17h30 de domingo.