Moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, acusam PMs de destruírem, com um blindado, barracos na localidade do Karatê. Manifestantes realizaram protestos em vias que cortam a comunidade na manhã desta terça-feira (3) devido à ação de homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foram mais de três horas de interdições.
Imagens feitas pelo Globocop mostraram passageiros sendo obrigados a descer de ônibus que foram atravessados na Rua Edgard Werneck por volta das 8h10.
Às 9h30, a rua foi liberada na altura da Linha Amarela, mas manifestantes ainda ocupavam uma faixa da Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes.
Os manifestantes também retiraram lixo de uma caçamba da Comlurb para formar barricadas e interromper o trânsito.
O Centro de Operações Rio informou às 11h20 que a Cidade de Deus estava liberada.
Segundo o Centro de Operações, os atos causaram reflexos no trânsito em importantes vias da Zona Oeste.
Moradias destruídas e operação do Bope
Em vídeos publicados por moradores em redes sociais, é possível ver um veículo blindado da Polícia Militar entre moradias da comunidade.
Após as imagens, as casas aparecem destruídas, e moradores gritam contra a ação da polícia. Em seguida, pelo menos duas pessoas são socorridas pelos moradores no local.
De acordo com as primeiras informações, os protestos na região foram realizados após o episódio na comunidade.
"Isso é errado. Isso é o que o governador faz. O 'caveirão' passando por cima de barraco, a gente sem defesa nenhuma. Eu acordei aos gritos. Isso é errado, pessoal. Vocês mexeram no formigueiro. Faz o trabalho, mas faz o trabalho limpo. Faz o trabalho direito, eu não discordo. Mas não faça isso", pede um dos moradores durante o protesto.
"A gente trabalha. A gente respeita vocês. Isso é covardia", grita uma moradora ao ver uma das casas destruídas ao lado do caveirão.
De acordo com a Polícia Militar, um veículo blindado do Batalhão de Operações Especiais chocou-se com algumas moradias ao passar por uma rua da localidade conhecida como Rocinha 2. O veículo também havia ficado preso em fios elétricos no local.
Ainda segundo a PM, os moradores serão ressarcidos pelos danos.
Além do Bope, equipes do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos batalhões de Choque e de Vias Especiais também foram acionadas para reforçar o policiamento na Cidade de Deus.