A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira (10) uma operação para cumprir mandados de prisão por roubo. Até 8h45, 40 pessoas haviam sido presas. A ação envolve agentes de 19 delegacias da região e acontece nos 13 municípios da Baixada Fluminense.
“Fizemos um trabalho de investigação, mapeamento desses locais, um levantamento desses roubadores que atuam em todos os 13 municípios da Baixada Fluminense, e planejamos essa operação no sentido de fazer o cumprimento desses mandados de prisão. São investigações de cada unidade da Baixada Fluminense que geraram mandados de prisão e as equipes estão nas ruas para fazer a captura desses criminosos que assolam a sociedade da região”, explicou o delegado Felipe Cury, diretor do Departamento de Polícia Especializada da Baixada Fluminense.
De janeiro a setembro deste ano, foram indiciados pelas delegacias da região 2.401 suspeitos de roubo, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado. Um dos detidos é Jorge Luiz Barbosa Lopes, de 52 anos, apontado pelos policiais como o maior ladrão de cargas de Nova Iguaçu.
“Ele já estava sendo monitorado pela equipe da 56ª DP (Comendador Soares) e, após um trabalho de investigação e inteligência ele foi preso. Essa prisão vai, com certeza, diminuir bastante o roubo de cargas na região", explicou Cury.
As investigações mostraram que parte dos roubos praticados na região são fomentados por traficantes, que exploram a venda de drogas e, para garantir mais lucro, emprestam armas para a prática de roubos de cargas, de veículos, ao comércio, a residências e a transeuntes.