NUNCA TINHA VISTO, DIZ PREFEITO EM MG SOBRE TEMPESTADE DE GRANIZO
Principais notícias do Dia
Publicado em 27/10/2019

Máquinas escavadeiras trabalharam durante toda a madrugada deste domingo (27) para tentar tirar a lama que cobriu a Rua da Carioca, que fica às margens do rio de mesmo nome, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.

Uma tempestade inundou casas, alagou uma unidade básica de saúde e até o gabinete do prefeito.

"Eu sou daqui. Tenho 60 anos. Nunca tinha visto isso antes", disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

O temporal veio depois de uma queda de granizo. O Rio Carioca, que atravessa a cidade, transbordou, alagando ruas do centro da cidade. O vídeo acima mostra grandes pedras de granizo sobre a água, após forte chuva.

Segundo o prefeito, documentos e computadores da prefeitura foram perdidos por causa de goteiras que apareceram após a tempestade.

Por causa da queda de energia elétrica, o abastecimento de água foi interrompido. Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabirito (Saae) informou que não há prazo para o restabelecimento do serviço.

A lama invadiu várias casas da cidade. Segundo a Defesa Civil, quatro famílias estão desabrigadas. Elas foram levadas para casas de parentes e hotéis da cidade. Ninguém ficou ferido.

De acordo com Rubens Cleber de Matos Carvalho, coordenador do Bombeiro Municipal e Defesa Civil de Itabirito, foram registradas ocorrências de queda de pelo menos seis árvores, algumas sobre a rede elétrica; carros arrastados pela enxurrada e queda de muro sobre veículo.

“O volume do Rio da Carioca não comportou a quantidade de chuva e os bueiros não conseguiram escoar. Não houve vítima, nenhuma pessoa está desaparecida. Foram mais perdas materiais. A chuva foi muito intensa, com granizo, num curto espaço de tempo. Uma senhora precisou ser retirada de casa e foi levada para casa de parentes”, explicou Carvalho.

Comentários