FRA: POLÍCIA RESGATA 08 AFEGÃOS COM HIPOTERMIA DENTRO DE UM CAMINHÃO
Principais notícias do Dia
Publicado em 29/10/2019

Oito afegãos, incluindo quatro crianças, foram encontrados na manhã do último domingo, dia 27, no Porto de Calais (Pas-de-Calais), na França, em um caminhão refrigerado com galinhas congeladas, com temperatura de 7 graus centígrados. Os dois motoristas, de nacionalidade romena, foram detidos pela polícia.

Os bombeiros relataram ter socorrido os afegãos em estado de hipotermia, quando os internaram em torno das 5 horas da manhã. Eles deixaram o hospital no mesmo dia, na parte da noite.

Os migrantes, quatro homens e quatro mulheres, foram descobertos durante o check-up do caminhão, antes que esse embarcasse em uma balsa com destino ao Reino Unido, de acordo o Ministério Público francês.

Eles estavam escondidos em um fundo falso da câmara fria sob uma porta trancada pelo lado de fora. O pequeno caminhão, de 3,5 toneladas, carregava galinhas congeladas "apenas para esconder e mascarar a presença a bordo" dos migrantes.

"O contêiner não estava completamente cheio, o que comprovava que não era um transporte real de mercadorias", disse a fonte.

Ao serem surpreendidos, os dois motoristas entraram em "pânico" e também foram hospitalizados. Ambos estão sob custódia policial.

O caso se repete

O caso acontece em sequência ao episódio recentemente registrado na Inglaterra, onde um outro caminhão frigorífico, com 39 corpos, foi descoberto em uma área industrial de Grays, a 30 km de Londres.

A maior parte dos corpos são provavelmente de cidadãos vietnamitas, e não de chineses, como apontou inicialmente a polícia britânica. Ao menos duas famílias do Vietnã temem que seus filhos estejam entre os mortos, de acordo com testemunhos e a polícia.

O contêiner que transportava os migrantes chegou de ferry no porto de Purfleet, no estuário do Tâmisa, vindo de Zeebrugge, na Bélgica, uma hora antes de a polícia entrar em cena, alertada pelos serviços de emergência.

O motorista do caminhão, de 25 anos e da Irlanda do Norte, foi preso no local suspeito de assassinato. De acordo a imprensa britânica, trata-se de Mo Robinson, morador de Portadown, no condado de Armagh. A justiça britânica decidiu mantê-lo detido até 25 de novembro.

A polícia de Essex anunciou na sexta-feira, dia 25, três novas prisões nesta investigação: um norte-irlandês de 48 anos, detido no aeroporto de Stansted por tráfico de seres humanos e homicídios, e um casal de moradores da cidade de Warrington, no norte da Inglaterra.

O homem e a mulher, de 38 anos, são suspeitos de serem os proprietários do caminhão registrado na Bulgária. Mas em contato com repórteres britânicos antes de serem presos, eles disseram não ter relação com o caso.

Os investigadores começaram as necrópsias na sexta-feira para determinar as causas exatas das mortes, para então iniciar a identificação dos corpos. Ontem, autoridades do Vietnã receberam amostras de DNA para confirmar se cidadãos do país estão entre as vítimas da tragédia. Estima-se que 24 das 39 vítimas sejam vietnamitas.

Comentários