A prefeitura do Rio decretou estágio de atenção na capital às 20h05 desta quinta-feira (30). Antes, às 18h55, a cidade entrou em estágio de mobilização.
Zona Norte
Por volta das 19h30, havia relatos de chuva forte na Tijuca, Grajaú, São Cristóvão, Méier e Engenho Novo e Olaria, na Zona Norte.
Áreas impactadas:
Na Tijuca, na Zona Norte do Rio, a rua Haddock Lobo foi parcialmente interditada por conta de um bolsão d'água, na altura da R. Engenheiro Adel. Equipes da Prefeitura acionadas.
Bombeiros do quartel da Tijuca foram acionados às 19h55 para um telhado que cedeu em uma cobertura na Rua Conde de Bonfim, 177.
No Shopping Tijuca, houve um pico de energia devido à instabilidade do fornecimento provocada pela forte chuva que atinge a região, mas o estabelecimento segue funcionando, de acordo com a assessoria.
Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua Silva Pinto foi interditada por conta da queda de uma árvore. Equipes da prefeitura já foram acionadas.
O jogo entre Botafogo e Resende no Estádio do Engenhão pelo Campeonato Carioca foi interrompido ainda no primeiro tempo por causa da chuva forte e, após 44 minutos de paralisação, foi retomado.
Por conta de fortes chuvas, São Januário está às escuras a uma hora e meia antes de a bola rolar entre Vasco e Cabofriense, marcado para as 21h30. O bairro de São Cristóvão foi um dos mais castigados pelo temporal. A partida está prevista, agora, para começar às 22h.
Queda de árvores em Vila Isabel, nas ruas Ribeiro Guimarães e Senador Soares.
Queda de árvore no Maracanã, na Rua Sergipe.
Queda de árvore na Tijuca, na Praça Varnhagem.
Sirenes dispararam nas comunidades Santos Rodrigues e Azevedo Lima, no Rio Comprido.
Centro
No Centro da cidade, a chuva forte provoca retenções no trânsito.
Áreas impactadas:
Lentidão na Avenida Presidente Vargas sentido Praça da Bandeira.
Um árvore caiu em cima de um táxi na Avenida Mem de Sá provocando a interdição da via. O serviço do VLT, que circula na região central, foi suspenso às 20h15.
Linha 2 do VLT voltou a funcionar por volta das 21h. Linha 1 segue interrompida.
Queda de árvore na Rua Frei Caneca.
Zona Sul
Na Zona Sul choveu forte no mesmo horário em Laranjeiras e Botafogo. Em vários bairros há registro de raios e trovões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de chuva de moderada a forte até a manhã desta sexta-feira (31).
Áreas impactadas:
No Catete, um bolsão d'água interditava a via, na altura da Rua Silveira Martins por volta das 20h30. Equipes da Prefeitura trabalhavam no local.
No Jardim Botânico, a Rua Jardim Botânico está interditada devido a um bolsão d'água interdita totalmente a via, na altura da Rua Professor Saldanha, sentido Lagoa. Centro de operações indica que motoristas não forcem a passagem por bolsões d'água.
Em Laranjeiras, na Rua Pinheiro Machado, um bolsão d'água interdita totalmente a via, na altura da Rua das Laranjeiras, sentido Botafogo. Centro de operações indica que motoristas não forcem a passagem por bolsões d'água.
No Flamengo, na R. Silveira Martins, na altura da Rua do Catete, há um ponto de alagamento.
Na Glória, há alagamento na R. do Catete, na altura da Rua Pedro Américo.
Sirenes acionadas nas comunidades Fazenda Catete e Guararapes.
Recorde de calor
O Rio registrou recorde de calor nesta quinta com temperatura máxima de 38,6°C.
Num dia típico de verão, houve registro de chuva de granizo em Bonsucesso, na Zona Norte, ventania na Ilha do Governador e horas depois formação de arco-íris na mesma região.
Por volta das 20h40, o Centro de Operações Rio informou que os núcleos de chuva que estavam na Zona Norte perderam força e os núcleos que atua na Zona Sul se deslocam para o oceano. Segundo o Alerta Rio, a tendência é que a chuva diminua.