14 AMERICANOS COM COVID - 19 SÃO RETIRADOS DE CRUZEIRO NO JAPÃO
Principais notícias do Dia
Publicado em 17/02/2020

Quatorze pessoas infectadas com o novo coronavírus estão entre os mais de 300 americanos e parentes que foram retirados do navio cruzeiro "Diamond Princess" em quarentena no Japão para retornar de avião para os Estados Unidos.

O Departamento de Estado americano informou nesta segunda-feira (17) que os 14 passageiros, que eram assintomáticos, tinham sido submetidos ao teste para o COVID-19 havia dois ou três dias. Durante a retirada do cruzeiro, as autoridades foram informadas de que o teste tinha dado positivo.

Estas pessoas foram levadas rapidamente para uma área de contenção especializada do avião para permanecer em isolamento. Elas foram monitoradas durante o voo.

O primeiro avião com cidadãos americanos retirados do cruzeiro pousou nesta segunda-feira (17) em uma base da Força Aérea dos Estados Unidos na Califórnia, onde todos os passageiros serão submetidos a 14 dias de quarentena.

O segundo voo chegou à base aérea de San Antonio, no Texas, nesta manhã, cerca de 12 horas após decolar do aeroporto Haneda.

"Qualquer pessoa que se tornar sintomática será transferida para a zona de contenção especializada, onde será tratada", afirmou o comunicado.

O Diamond Princess, de propriedade da Carnival Corp, está em quarentena desde que chegou a Yokohama, uma cidade ao sul de Tóquio, em 3 de fevereiro. A medida foi tomada depois que um homem que havia desembarcado em Hong Kong foi diagnosticado com a doença.

Os passageiros passam a maior parte do tempo trancados nos quartos, e durante uma hora por dia são autorizados a saírem para caminhar e ver a luz do sol.

Ao menos 40 americanos em quarentena a bordo do cruzeiro já haviam sido diagnosticados com o novo coronavírus, afirmou uma fonte do Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Essas seriam levadas para hospitais no Japão.

A imprensa japonesa anunciou 99 novos casos de contaminação nesta segunda. Das 3.711 pessoas a bordo do cruzeiro, mais de 450 casos foram registrados. Os pacientes foram levados para hospitais japoneses.

O novo coronavírus já deixou quase 1.800 mortos e 70.500 pessoas infectadas na China. Outros cinco pacientes morreram fora da China.

Aviões de resgate

Hong Kong e a Coreia do Sul também disseram que vão enviar aviões para o Japão para trazer os seus cidadãos que estão em quarentena no cruzeiro.

Comentários