SUSPEITOS DE ROUBO SÃO MORTOS POR POLICIAL DE FOLGA EM OSASCO
Principais notícias do Dia
Publicado em 27/02/2020

Dois suspeitos em uma moto foram mortos a tiros por um policial militar de folga que interveio em uma tentativa de assalto a um casal na tarde do último domingo (23) próximo ao Rodoanel, em Osasco, na Grande São Paulo.

Vídeos e fotos feitos por moradores e que circulam nas redes sociais mostram os baleados agonizando no asfalto. A população montou barricadas em protesto contra a Polícia Militar pela demora no atendimento e socorro aos suspeitos feridos.

Outros agentes da corporação intervieram para desobstruir as vias e houve confronto com os moradores da região. Há relatos e fotos de pessoas feridas por bombas lançadas pelos policiais.

Testemunhas relataram à Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio que os dois suspeitos foram socorridos somente 1h30 após terem sido baleados.

A Rede informou ainda que moradores acusaram PMs de agressões por eles terem filmado as ações e terem pedindo urgência no atendimento dos suspeitos, que moravam numa comunidade próxima.

Vídeos também registraram o momento em pessoas bloquearam vias próximas à Avenida Benedito Alves Turíbio com objeto, em protesto pela demora da chegada da ambulância para socorrer os dois baleados.

Segundo testemunhas ouvidas pelo G1, agentes da Polícia Militar, que foram ao local para dar apoio ao policial de folga, usaram balas de borracha, bombas de efeito moral e cassetetes para dispersar a multidão que se aglomerava no entorno.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) alegou que os dois suspeitos baleados pelo policial de folga foram socorridos e levados a um hospital municipal da cidade, onde “não resistiram aos ferimentos e morreram”.

Ainda segundo a pasta da Segurança, a Polícia Militar “utilizou munições não letais para conter o tumulto” depois que “populares danificaram uma viatura, um semáforo e um radar” e “também hostilizaram” o PM à paisana e o casal vítima dos assaltantes.

Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que o policial à paisana atirou para se defender, em uma reação a dois criminosos armados durante uma troca de tiros iniciada por eles. O PM não se feriu.

A tentativa frustrada de roubo aconteceu por volta das 17h30 do domingo na Avenida Benedito Alves Turíbio.

De acordo com a corporação, o policial militar estava de folga dirigindo seu Hyundai i30 prata quando viu os dois ocupantes em uma moto Honda Titan tentando assaltar um casal.

Ainda segundo a PM, o agente se identificou como policial e deu voz de prisão aos assaltantes, que não obedeceram e atiraram nele, ocorrendo o revide.

Na troca de tiros, os dois criminosos foram atingidos, sendo que um morreu no local e outro ainda chegou a ser socorrido com vida e foi levado Pronto Socorro Antonio Giglio, onde faleceu.

O que dizem

A PM não soube informar os nomes dos suspeitos e quanto tempo levou para a ambulância socorrer os baleados.

O PM que atirou nos dois aparece nos vídeos armado nas imagens. Ele segura uma arma quando caminha em direção aos suspeitos baleados no chão.

Procurada para comentar o assunto, a comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) enviou a seguinte nota:

“O SHHP de Osasco investiga a tentativa de roubo a um casal ocorrido, na tarde de domingo (23), em Osasco. Um policial, que estava a caminho do trabalho, presenciou os fatos e interveio. Os dois suspeitos foram socorridos ao Hospital Municipal da cidade, mas não resistiram aos ferimentos. Após a ação, populares danificaram uma viatura, um semáforo e um radar. Também hostilizaram o PM e as vítimas, sendo necessário a utilização de munições não letais para conter o tumulto. A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias de todos os fatos”.

Comentários