O Rio entrou em estágio de alerta nos primeiros minutos deste domingo (1º). A cidade já estava em "atenção" desde as 22h02 de sábado (29), mas o aumento do volume de chuva levou o Centro de Operações da Prefeitura a elevar o grau: passou do terceiro para o quarto em uma escala de cinco níveis.
O estágio de alerta significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.
Às 6h40, o Centro de Operações da Prefeitura informou que diversas vias da cidade, principalmente nas Zonas Norte e Oeste, apresentavam interdições por acúmulo de água.
"Uma das principais interdições é a da Avenida Brasil, na altura de Irajá, onde as pistas centrais estão interditadas", destacou o órgão que sugeriu a Linha Vermelha como rota alternativa e recomendou à população que, se possível, "deve evitar ou adiar o deslocamento pelas regiões da cidade".
No começo da manhã, também havia interdições nas seguintes vias por conta de bolsões d'água:
Avenida Nelson Cardoso, sentido Taquara;
Avenida Marechal Alencastro, nos dois sentidos;
Rua Apiacás
Na Barra da Tijuca, o acúmulo de água levou à interdição dos mergulhões U e Y da Avenida Armando Lombardi.
Também foram interditadas a Estrada das Canoas e a Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, devido à queda de árvore na via.
Transporte afetado
Por conta dos alagamentos, o BRT interrompeu o serviço no corredor Transcarioca. Já nos corredores Transoeste e Transolímpica os ônibus estão circulando com intervalos irregulares, também em decorrência de alagamentos.
Já a Supervia interrompeu as operações nos ramais Japeri e Santa Cruz.
Recomendações à população:
Adie compromissos;
Permaneça em local seguro!
Só se desloque se estiver em área de risco ou em caso de extrema necessidade;
Ofereça abrigo a amigos e familiares.