A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou nesta terça-feira (3) o caso suspeito de coronavírus em Viçosa. A paciente, de 30 anos, estava internada no Hospital São Sebastião e teve alta na última semana, quando passou ao isolamento domiciliar.
O descarte foi divulgado no Boletim Epidemiológico desta terça, após análise dos resultados dos exames realizados. A mulher havia retornado da Tailândia e apresentado sintomas como febre, dor de garganta e secreção clara.
Quando foi notificada do caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa realizou uma reunião entre diversos órgãos e um protocolo de atendimento foi montado no município.
Nesta última atualização do Governo de Minas, constam em investigação 58 casos no Estado e seis descartados. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, Juiz de Fora e Barbacena constam no boletim com um caso em investigação. O segundo, no entanto, já foi descartado pela Prefeitura.
Plano de contingência
Após a divulgação da internação da paciente com sintomas semelhantes ao coronavírus, representantes da Secretaria de Saúde, dos hospitais São Sebastião e São João Batista e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizaram uma reunião para definir um protocolo de atendimento no município.
Segundo a Secretaria de Saúde, o protocolo segue recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). É um documento com início imediato e poderá ter mudanças ao longo do funcionamento.
O protocolo recomenda que pacientes com sintomas suspeitos procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) que estejam referenciados para um atendimento inicial. A partir de então, a UBS acompanhará o caso, tomando medidas cabíveis.
Já a população estudantil deverá procurar a Divisão de Saúde da UFV para um atendimento inicial. Nos finais de semana, devem ir ao Hospital São João Batista.
O Hospital São João Batista foi definido como a referência para o atendimento de casos suspeitos. A instituição ofertará um ala específica para acompanhar os pacientes. Tanto as UBSs, quanto a UFV e outras clínicas médicas devem comunicar ao hospital sobre cada caso suspeito.
Coronavírus no Brasil
Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem, até então, 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois, confirmados.
Minas Gerais
Minas Gerais tem 58 casos suspeitos da doença, mas não apresenta nenhum caso confirmado. O estado é o quarto em número de casos suspeitos.
Recomendações
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.
Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.
Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.