BOMBEIROS LOCALIZARAM CORPO DE VÍTIMA, BUSCAS SEGUEM EM SANTOS
Principais notícias do Dia
Publicado em 07/03/2020

As buscas pelas vítimas do temporal que atingiu a região da Baixada Santista no início da semana continuam neste sábado (7). Durante a madrugada, a Defesa Civil informou que mais corpos foram encontrados nas regiões soterradas pelos deslizamentos de terra. O número de mortos chega a 35 e 45 pessoas permanecem desaparecidos.

Em São Vicente, o corpo da terceira a última vítima da tragédia na cidade foi encontrado na região do Parque Prainha. Segundo a prefeitura, trata-se de um homem, de 69 anos, que morreu no deslizamento de solo. Com isso, o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, informou que as buscas foram encerradas na cidade e os agentes serão deslocados para o Guarujá.

Além deste senhor, morreram outras duas pessoas em São Vicente: uma mulher, de 60 anos, que faleceu no mesmo deslizamento de solo e um idoso, de 86 anos, que estava em uma clínica de repouso particular, na Vila Valença, quando o chão de um cômodo cedeu.

Santos já registra 4 pessoas mortas e ainda há quatro desaparecidas que, de acordo com os bombeiros, seriam todas da mesma família. O Morro São Bento, onde são feitas as buscas, é o local mais perigoso, segundo a corporação. Na sexta-feira (6) as equipes tiveram que paralisar os trabalhos por conta do risco de novos deslizamentos, mas horas depois as buscas foram retomadas.

Em Guarujá, cidade mais afetada pela chuva, 28 corpos foram localizados no Morro do Macaco Molhado e Barreira do João Guarda e o Corpo de Bombeiros estima que 41 pessoas estejam desaparecidas nos locais. Moradores e voluntários ajudam os bombeiros nas buscas pelas vítimas utilizando equipamentos de segurança como capacete e luvas.

Desde sexta-feira o Corpo de Bombeiros utiliza máquinas para auxiliar nos trabalhos de remoção das vítimas.

Veja onde ocorreram as mortes:

Guarujá: 28 mortes

Santos: 4 mortes

São Vicente: 3 mortes

A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.

Em um período de 24h, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 320 mm em Guarujá, valor muito acima da média de 263 mm prevista para março. Em Santos, choveu 239 mm, perto da média de 257 mm. Já em São Vicente foram registrados 207 mm de chuva, abaixo da média de 257 mm prevista para o mês todo.

Comentários