PREFEITO DE TEÓFILO OTONI DIZ QUE RESPIRADORES DOADOS EM MG PELO GOVERNO ESTÃO ESTRAGADOS - BRASIL
Principais notícias do Dia
Publicado em 31/05/2020

O aumento acentuado de casos de coronavírus nos últimos dias acendeu o alerta em Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha. Em entrevista à Itatiaia, o prefeito Daniel Sucupira (PT) informou que a rede de saúde do município começa a dar sinais de colapso e fez uma denúncia: os respiradores doados pelo governo estadual não podem ser usados porque estão estragados e não há peças de reposição.

“Em 30 dias, passamos de um caso da covid-19 para 103. Depois dobrou esses casos mais uma vez. As pessoas precisam ter consciência. Hoje, a nossa capacidade da rede começa a entrar em esgotamento. Até agora, ninguém ficou sem atendimento, mas se continuar essa evolução desta maneira, eu estou enxergando, e as nossas projeções estatísticas mostraram, um colapso que se avizinha no nosso sistema de saúde”, declarou.

“Recebemos um apoio do governador Romeu Zema, chegaram respiradores, mas, infelizmente, eles não vão conseguir funcionar de forma imediata. São respiradores que foram reformados, são mais antigos e não têm peça de reposição. Em breve, não vai dar para funcionar. Desta forma, ficamos limitados ao número de UTIs que tínhamos e não poderemos ampliar”, completou.

Resposta do governo

Procurado pela Itatiaia, o secretário de governo estadual, Igor Eto, negou o envio de respiradores estragados para Teófilo Otoni, mas admitiu que os equipamentos podem apresentar falhas eventuais.

“O governador cobrou de todos nós e tomou a decisão de fazer uma força-tarefa para recondicionamento de respiradores que estavam fora de uso no nosso estado. Recolhemos cerca de 1.000 respiradores e já recuperamos cerca de 300. Esses respiradores que foram colocados à disposição de Teófilo Otoni. São respiradores que estão prontos para uso, foram recondicionados para o trabalho da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com Senai e com a Secretaria de Estado de Saúde”, afirmou o secretário.

“Estão lá prontos para uso por caráter emergencial enquanto os novos respiradores não chegam. Eventualmente, um ou outro respirador, como qualquer equipamento, pode apresentar alguma falha que nós estamos prontos para poder tratar e fazer a manutenção periódica. Agora nós não podemos considerar que o governador Romeu Zema tenha enviado para esse município respiradores estragados. Não é a atitude que esse governo vem demonstrando nos últimos tempos”, completou.

Além de Teófilo Otoni, outras 29 cidades de Minas receberam respiradores recuperados pelo governo estadual.

Comentários