RESUMO
Serviço de Acolhimento Provisório e Emergencial das Pessoas em Situação de Rua atendeu 182 sem-teto
33 deles testaram positivo para o novo coronavírus
O boletim não tem informações sobre óbitos
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte dessa quarta-feira (24) aponta que 33 dos 182 sem-teto acolhidos pelo Serviço de Acolhimento Provisório e Emergencial das Pessoas em Situação de Rua (PSR) testaram positivo para covid-19, número que representa 18% dos atendidos. O boletim não tem informações sobre óbitos.
O serviço de acolhimento atende pessoas em situação de rua e outras vulnerabilidades sociais com suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus. Oferecido nas instalações do Sesc Venda Nova, é um reforço às ações municipais de proteção, prevenção e combate à pandemia da Covid-19.
No local, são disponibilizadas 260 Unidades Habitacionais (chalés), enxoval (roupa de cama e banho), serviços de lavanderia e itens de higiene diários e individuais (sabonete, shampoo e condicionador).
As pessoas em situação de rua e outras vulnerabilidades sociais que apresentarem sintomas da Covid-19 são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde ou à Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.
O acesso ao serviço é realizado apenas após o atendimento e encaminhamento pelas equipes de saúde, mediante a notificação de suspeita para a Covid-19, conforme protocolo estabelecido entre as áreas.