MAIS DE 27 MIL MINEIROS TERÃO QUE RESOLVER PENDÊNCIAS COM A RECEITA
Principais notícias do Dia
Publicado em 30/10/2020

Cerca de 27 mil contribuintes mineiros vão receber nos próximos dias uma carta da Receita Federal. A carta é um alerta para que você que caiu na malha fina faça alguma correção na sua declaração sem sofrer as sanções previstas. 

Nem todo mundo que caiu na malha vai ter essa oportunidade. Dos cerca de 75 mil contribuintes mineiros que caíram na malha fina pouco mais de 27 mil vão ser acionados pela Receita via carta, sendo que cerca de 15 mil deles em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

O auditor fiscal da Receita Federal Mauro Luiz Oliveira explica que o principal objetivo dessas cartas é estimular os contribuintes a verificar o processamento da declaração para constatar erros nas informações declaradas.  “A Receita Federal ela não encaminha e-mail para contribuinte, quando é a correspondência por meio dos Correios e essa correspondência é emitida em função de uma declaração anterior que o contribuinte tenha feito junto à Receita Federal. Nessa mesma correspondência há a informação do site oficial da Receita Federal. É importante que o contribuinte acesse o site e nenhum outro. Nessa correspondência também é indicado qual o caminho a ser percorrido."

Ao cair na malha fina o contribuinte não precisa necessariamente pagar multa. Em muitos casos basta apenas entregar a declaração retificadora, corrigindo os erros e omissões. A multa só é aplicada se houver imposto a pagar, que não foi quitado.

Comentários