PRF ALERTA MOTORISTAS MINEIROS PARA PERIGO NAS ESTRADAS DURANTE O FERIADO PROLONGADO NO BRASIL
Principais notícias do Dia
Publicado em 30/10/2020

Começa à meia noite uma operação especial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na maior malha rodoviária do país, onde mineiros devem redobrar a atenção para vários trechos, especialmente ao viajar para o litoral capixaba.

O inspetor Aristides Júnior diz que aqueles motoristas que já vão começar a sua viagem nesta sexta-feira devem paciência porque, principalmente, na BR-381, com saída para o Espírito Santo, a perspectiva é que se formem grandes filas, devido à quantidade de veículos e por causa das obras. De acordo com ele, isso vai exigir muita calma prudência, responsabilidade e paciência por parte dos motoristas.

Ainda segundo o inspetor, viajar à noite é sempre mais perigoso e, com a possibilidade de chuva, ainda mais. “Aqueles motoristas que puderem viajar durante o dia, programem sua viagem para se iniciar no sábado. Viajar durante a noite é bem mais complicado. Temos o problema da visibilidade comprometida, do sono, além da perspectiva de chuvas. Então, quem puder, deixe para viajar no sábado durante o dia ou na sexta durante o dia”, pede.

O inspetor explica que a chuva fraca é tão perigosa quanto a chuva forte. “Ou seja, aquela garoa não limpa a pista, pelo contrário, traz toda sujeira para a superfície e faz com que a pista se torne muito mais escorregadia. Já a chuva forte aumenta o risco da aquaplanagem e compromete a visibilidade”.

Sobre o problema do sono, o inspetor diz que todos têm uma rotina diária para dormir e quando se muda essa rotina de uma forma muito abrupta o corpo não se adapta. “Então se você está acostumado a dormir num determinado horário, você querer dirigir durante a madrugada inteira com a perspectiva de que não vai ter o sono está errado. O sono causa mais acidentes do que motoristas embriagados”, finalizou.

Comentários