A partir desta segunda-feira (7) está proibido o consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos como bares e restaurantes em Belo Horizonte. A medida foi tomada pela prefeitura por causa do aumento de infectados pela covid-19 e pela maior procura por leitos em hospitais públicos e privados.
A regressão às medidas de flexibilização na cidade deixa empresários e representantes do setor preocupados. Sócio do Bar do Antônio, na região Centro Sul de BH, Roberto Márcio Bomtempo, 50 anos, diz que a situação volta à estaca zero e prevê demissões.
“O que vai impactar com essa decisão de hoje do senhor é o seguinte: voltamos à estaca zero. Quem foi admitido vai ter que ser demitido novamente. Todo mundo sem emprego”, disse Roberto, que questiona os critérios da prefeitura:
“Só bebida alcoólica que aglomera? Teatro, ônibus, quem tem tornozeleira... É só bebida alcoólica que aglomera? Shopping Oi, por exemplo. E as feiras? Não é possível. E o vírus tirou férias nas eleições e agora voltou a atacar", ironizou.
Bares, restaurantes, cantinas e similares permanecem autorizados a abrir de segunda a domingo e feriados, entre 11h e 22h, com exceção para consumo alcóolico no local.