RJ: OPERAÇÃO INVESTIGA PROPINAS NA CONSTRUÇÃO DA LINHA 0004 DO METRÔ
Principais notícias do Dia
Publicado em 07/12/2020

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal cumprem nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, sete mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participar de um esquema de pagamento de propinas na construção da Linha 4 do metrô da cidade. Os mandados, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal, estão sendo cumpridos na zona sul e centro da cidade.

A fase desta segunda é um desdobramento das Operações Calicute, Fatura Exposta e Tolipeutes, deflagradas em 2017, nas quais foram investigados diversos esquemas de desvios de recursos públicos envolvendo o governo do Rio de Janeiro. 

Esta fase da operação investiga ex-deputado federal que teria sido, de acordo com colaboradores, destinatário de recursos indevidos em diversos setores nos quais atuou.

A operação Fim do Túnel apura um suposto pagamento de propinas pela empreiteira responsável pela construção da linha 4 do metrô a integrantes do governo do estado do Rio na época. Também são investigados pagamentos ilegais feitos por empresários dos ramos rodoviário e de saúde.

A linha 4 conecta a estação General Osório, em Ipanema, na zona sul, ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade. A construção, que começou em 2010, foi concluída em 2016, para ser usada durante os Jogos Olímpicos e Paralímpícos Rio 2016.

A Receita Federal vem participando das investigações, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, desde antes de sua deflagração ostensiva, por meio de cruzamentos e análise de dados internos realizados pela área de inteligência.

Comentários