Cruzeiro e São Raimundo-RR voltam a se enfrentar na Copa do Brasil depois de pouco mais de um ano. Ano passado, também na primeira fase, os dois times duelaram em Roraima, com a Raposa se classificando após o empate por 2 a 2, em função de melhor classificação no ranking da CBF. E não foi o único sofrimento azul e branco em mata-mata em 2020.
Na segunda fase da Copa do Brasil, o Cruzeiro novamente empatou com uma equipe de divisão inferior no Campeonato Brasileiro. Após 1 a 1 com o Boa Esporte, em Varginha, a classificação chegou nos pênaltis. O duelo da terceira fase foi contra o CRB. Derrota por 2 a 0 em casa, empate por 1 a 1 fora e eliminação.
No Campeonato Mineiro, o péssimo rendimento com Adilson Batista fez com que o Cruzeiro sequer tivesse a oportunidade de disputar as semifinais. Quinto colocado, foi para o Trofeu Inconfidência, novamente com jogos únicos de mata-mata. Eliminou o Patrocinense com vitória por 3 a 0, e a final com o Uberlândia não aconteceu em função de surtos de Covid-19 no elenco do time do Triângulo.
O último confronto de mata-mata para o Cruzeiro foi a volta contra o CRB, dia 26 de agosto. O duelo no estádio Rei Pelé teve Enderson Moreira no comando, time recheado de jovens e empate por 1 a 1. O gol cruzeirense foi marcado por Giovanni Palmieri, afastado do elenco pouco tempo depois.
Adversário com problemas
É início de temporada para o Cruzeiro, que disputou apenas três jogos com o novo comandante e que tem sete caras novas no elenco. Mas, o caso do São Raimundo-RR é ainda mais complicado. O único jogo de 2021 foi há quase dois meses. No dia 20 de janeiro, o time perdeu por 4 a 3 para o Galvez e deu adeus à Copa Verde ainda na primeira fase.
O calendário do São Raimundo ainda prevê disputa do Campeonato Roraimense e da Série D do Campeonato Brasileiro. O Estadual, no qual o time é o atual pentacampeão, tem início previsto para o início de maio. A competição nacional também iniciará no quinto mês do ano.
Além de chegar com um longo tempo de inatividade, o time não terá o comandante Chiquinho Viana no banco quinta-feira. O treinador, que era o técnico no confronto do ano passado, foi internado no fim da semana por conta da Covid-19.