Policiais civis prenderam nesta sexta-feira (21) Sandra Helena Ferreira Gabriel, de 55 anos, conhecida como "Sandra Sapatão". A mulher, acusada de chefiar o tráfico de drogas na favela do Jacarezinho, na Zona Norte, estava em uma praia em Saquarema, na Região dos Lagos.
A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), onde trabalhava o inspetor André Frias, de 48 anos, morto na operação da Polícia Civil no Jacarezinho, no último dia 6. Durante a ação da polícia, outras 27 pessoas foram mortas. Saiba mais abaixo na reportagem quem é a mulher presa.
Um dos agentes que prenderam Sandra nesta sexta foi ferido na ação do Jacarezinho. O inspetor Marcelo Fagundes, também da Dcod, foi atingido no braço direito. Nenhum tiro foi disparado na ação desta sexta.
Fuga dos chefes
No dia da operação, os principais chefes do tráfico local escaparam do cerco. Desde então, agentes da Dcod tentam identificar a localização de três deles. Sandra estava em uma casa da Região dos Lagos.
Na manhã desta sexta, a polícia descobriu que ela estaria na Praia do Boqueirão e os agentes a encontraram tomando sol.
Sandra estava sendo procurada há mais de dois anos e tinha três mandados de prisão em aberto.
Num dos inquéritos, ela é suspeita de ter participado de um tiroteio que resultou na morte do policial militar Michel de Lima Galvão, de 32 anos, durante uma operação no Jacarezinho, em 2017.
Um relatório de inteligência da Polícia Civil sobre a operação no Jacarezinho cita Sandra como sendo uma das principais traficantes da favela, e também uma das mais procuradas pela polícia.
No documento, consta que a mulher também é conhecida como "Sandra do Jacarezinho", apontada em investigações como "braço direito" do traficante "Lambari".
Em 2019, o Portal dos Procurados divulgou um cartaz com recompensa pelas três lideranças do tráfico da região.
Além de Sandra, a polícia aponta que o Jacarezinho é chefiado por Adriano de Souza Freitas, o Chico Bento, e Felipe Ferreira Manoel, o Fred.