A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte confirmou as mortes dos dois pacientes, que estavam internados com quadro clínico grave
Dois pacientes internados em estado grave na Santa Casa de Misericórdia não resistiram e morreram durante a evacuação pelo incêndio que atingiu o CTI do hospital na noite de segunda-feira (27). Em nota publicada no início da madrugada de terça-feira (28), a direção do hospital informou apenas que foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos estão em transferência para o Instituto Médico Legal (IML).
A unidade de saúde não detalhou as condições dos óbitos – se os pacientes estavam no andar afetado pelo incêndio ou se morreram durante a evacuação do prédio. O incêndio teria começado em um aparelho de oxigênio no décimo andar da unidade de saúde, onde permanecem internados os pacientes do CTI.
Evacuação da Santa Casa de BH
Todo o prédio precisou ser evacuado às pressas, e cerca de 50 pacientes acabaram sendo transferidos para outros hospitais públicos da região – segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), treze pacientes foram acolhidos no Hospital João XXIII e três bebês internados na UTI neonatal da Santa Casa foram levados à Maternidade Odete Valadares; os outros foram transferidos para o Hospital São Lucas, conforme informou o diretor-jurídico da Santa Casa, João Costa.
Apenas um paciente precisou receber atendimento em decorrência do incêndio, segundo confirmou o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, trata-se de um paciente diagnosticado com insuficiência respiratória após ter aspirado fuligem. Ele foi atendido na própria Santa Casa de Belo Horizonte e não está em risco.
Acerca do incêndio ocorrido na ala C do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.
No momento do início do incêndio, haviam 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já estão retornando e recebendo a devida assistência. Foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).
A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição.