PACIENTE QUE CONTRAIU BACTÉRIA EM CLÍNICA DE BH PERDEU PARTE DO MAXILAR
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Publicado em 10/03/2023

Uma paciente da Clínica Odontológica Arcata, que fechou as portas repentinamente em Belo Horizonte, conta que perdeu parte do maxilar em um implante e contraiu uma bactéria que a deixou em estado grave. Hoje, sem os dentes que tanto sonhou e com risco de agravamento do quadro, a mulher diz que a clínica destruiu a vida dela.

“A gente vai para a clínica colocar dentes e acaba perdendo 5 centímetros do maxilar. Vou ter que tirar uma parte do osso da minha perna para colocar no maxilar”, relatou a doceira Carla Alves, que investiu R$20 mil para o procedimento.

Ela contou que contratou o serviço para fazer o implante de quatro dentes. “Mas, como eles demoram cerca de 3 anos para fazer esse procedimento, acabei perdendo mais um dente por forçar a mastigação. Agora, com essa bactéria que eu peguei lá na na clínica perdi mais três”, relatou.

Carla diz viver com vergonha e medo. “Não posso rir em público, fico totalmente constrangida. À noite, na hora que eu vou dormir, eu fico com medo da placa romper. Essa placa pode romper a qualquer momento e, por isso, vou precisar de outra cirurgia para colocar o osso”, disse.

Carla Alves está na Justiça contra a empresa já há dois anos. Agora, com esse fechamento da clínica, ela teme não conseguir a reparação dos danos. “Não sei como vai fazer, eu só sei que eu já chorei demais ontem”. finalizou.

Comunicado da clínica

Na noite de terça-feira (7), a empresa enviou um comunicado aos clientes, fornecedores e trabalhadores dizendo que a clínica encerraria as atividades após 14 anos. "Encerramos este capítulo da nossa história com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para continuar", disse.

A nota aponta que a odontologia foi uma das atividades econômicas mais atingidas pela crise da provocada pela pandemia de Covid-19: "Para se ter uma ideia, fomos impedidos de exercer nossa atividade durante vários meses, sem que os custos para a manutenção de nossa estrutura ou pessoal fossem interrompidos", complementou.

Tal situação resultou na queda da arrecadação e, mesmo com a retomada das atividades, a empresa não conseguiu se recuperar.

"Com o retorno gradual das atividades, as imposições de restrições rígidas dos órgãos públicos à nossa atividade, embora necessárias naquela época de incertezas, impossibilitou a equalização das finanças do empreendimento, resultando em uma batalha árdua mas ao final inócua frente a inviabilidade econômica que se apresentou nos anos que se passaram", informa a nota.

Polícia investiga

Em meio ao desespero de clientes e funcionários deixados na mão com o anúncio do fim das atividades, a Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor abriu investigação contra a Clínica Odontológica Arcata.

Todo consumidor lesado pela empresa deve comparecer na rua Martim de Carvalho, 94, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A vítima deve apresentar todos os documentos e fotos para colaborar com o trabalho investigativo.

A reportagem procurou a Clínica Odontológica Arcata para ter um posicionamento sobre os problemas relatados pela cliente na reportagem e, até o momento, não teve retorno.

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