O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (22) uma lista de 12 marcas de azeite de oliva que estão proibidas de serem comercializadas no Brasil devido a fraudes na fabricação dos produtos.
A fiscalização conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) apontou que os produtos não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela lei brasileira, sendo considerados impróprios para consumo. As marcas vetadas nesta terça-feira se somam a outras 11 que já haviam sido reprovadas na fiscalização do Mapa realizada no início de outubro.
Confira quais foram as marcas reprovadas no teste:
Grego Santorini
La Ventosa
Alonso
Quintas D’Oliveira
Olivas Del Tango
Vila Real
Quinta de Aveiro
Vincenzo
Don Alejandro
Almazara
Escarpas das Oliveiras
Garcia Torres
Irregularidades encontradas
As investigações realizadas pelo Ministério revelaram que esses azeites não atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. As análises identificaram a presença de outros óleos vegetais, não especificados, que comprometem a qualidade e a segurança dos produtos.
A comercialização desses produtos é considerada uma infração grave pela lei e os estabelecimentos que continuarem a vender os azeites proibidos poderão ser responsabilizados legalmente.
Algumas das empresas fiscalizadas e reprovadas no teste já estavam sob a mira do Mapa desde foi identificado que os CNPJs estavam suspensos ou baixados pela Receita Federal - o que significa que a empresa teve as atividades encerradas e não está mais em atividade.
Segundo a legislação brasileira, a comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
Como conferir se o azeite é fraudado?
Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:
Desconfie sempre de preços abaixo da média;
Se possível verifique se a empresa está registrada no Mapa;
Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
Não compre azeite a granel;
É importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e
Opte por produtos com a data de envase mais recente.