Embalado após garantir vaga na decisão da Copa do Brasil, torneio no qual enfrenta o Flamengo na briga pelo caneco, o Atlético volta a campo nesta terça-feira (22). A partir das 21h30 (de Brasília), o Galo encara o River Plate, da Argentina. O duelo na Arena MRV, em Belo Horizonte, será o primeiro da semifinal da Copa Libertadores.
A volta está marcada para a próxima terça (29), também às 21h30 (de Brasília), no estádio Mâs Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Algoz dos Millonarios nas quartas de final do torneio, em 2021, o Galo tenta repetir o feito e avançar à final. Porém, terá pela frente um adversário que também usa o termo “obsessão” para traduzir o anseio por seguir vivo na competição e buscar o caneco. Os argentinos, inclusive, tiveram a melhor campanha geral da fase de grupos.
Para o confronto, o técnico Gabriel Milito poderá repetir a escalação utilizada em São Januário, no duelo com o Vasco da Gama, ou promover a entrada de uma peça decisiva no torneio de clubes mais importante da América do Sul.
Autor dos dois gols na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, na fase anterior, o atacante Deyverson pode ser a novidade. O volante Fausto Vera é outro que pode pintar no time.
River na defensiva?
Na capital mineira desde o início da noite dessa segunda-feira (21), o River desembarcou em terras brasileiras com novidades.
Para o compromisso, Gallardo avalia a possibilidade de escalar a equipe com uma linha de cinco defensores. Recentemente, o River atuou dessa maneira na vitória sobre o Boca Juniors, por 1 a 0, na Bombonera, em Buenos Aires, pelo Campeonato Argentino. Além disso, o esquema poderia ser um espelhamento do time de Gabriel Milito.
De acordo com a imprensa argentina, a ideia do treinador usar três zagueiros contra o Atlético visa dar mais solidez defensiva, além de usar Fabricio Bustos e Marcos Acuña como alas nas fases ofensivas.
Mudanças no time argentino
A tendência é que, no mínimo, três mudanças sejam feitas entre os titulares do River Plate. Em relação ao time que empatou com o Vélez Sarsfield, por 1 a 1, na última sexta-feira (18), pelo Argentino, o lateral-direito Fabricio Bustos, o lateral-esquerdo Marcos Acuña e o atacante Facundo Colidio devem entrar nas vagas de Milton Casco, Enzo Díaz e Claudio Echeverri, respectivamente.
Caso opte por uma linha com cinco defensores, Gallardo deve escalar o zagueiro González Pírez, enquanto os meias Nacho Fernández e Maxi Meza são os mais cotados para ficar no banco de reservas.
Departamento médico do Atlético
Matías Zaracho - se recupera de cirurgia de hérnia de esporte e pode iniciar a transição na próxima semana.
Bernard - com importante lesão no joelho direito, o meia-atacante só deve voltar a ser opção em novembro.
Cadu - com importante lesão no joelho direito, o atacante só retornará em 2025.
Casa cheia
Para o confronto em Belo Horizonte, há expectativa de mais de 43 mil pessoas, além de renda recorde, extrapolando a casa dos R$ 4 milhões. Fiéis ao time, cerca de 4 mil torcedores argentinos ocuparão o setor visitante do estádio.
Retrospecto geral (Atlético x argentinos)
51 Jogos
24 Vitórias
13 Empates
14 Derrotas
78 Gols marcados
58 Gols sofridos
Retrospecto (Atlético x River)
Contra os Millonarios, adversários nesta edição da Libertadores, foram cinco jogos disputados. O Atlético venceu três, empatou um e perdeu outro. Em 2021, nas quartas de final do torneio, a equipe mineira levou a melhor e deixou para trás os comandados de Marcelo Gallardo.
Atlético x River Plate-ARG
Atlético
Everson; Lyanco; Rodrigo Battaglia, Junior Alonso; Rubens (Deyverson); Otávio (Fausto Vera), Alan Franco, Gustavo Scarpa; Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
River Plate
Franco Armani; Fabricio Bustos, Germán Pezzella, Paulo Díaz, Marcos Acuña; Santiago Simón, Matías Kranevitter, Nacho Fernández (González Pirez); Maxi Meza (González Pirez), Miguel Borja e Facundo Colidio. Técnico: Marcelo Gallardo.
Motivo: jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores
Data: 22 de outubro de 2024 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Arbitragem: Jesús Valenzuela, auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno; todos eles da Venezuela.
VAR: Juan Lara (Chile)
Transmissão: Espn
A Itatiaia transmite o duelo pelo 610 AM