Moradores de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, se uniram em uma vaquinha para tentar reerguer o circo atingido pelos vendavais provocados pela atuação do ciclone extratropical. As informações foram divulgadas pelo Metrópoles.
O Circo Teatro Teleco não resistiu à força da tempestade com ventos de mais de 100 km/h. “É triste ver a sua história de anos terminar em três, quatro minutos. O sonho de 52 anos foi embora. Destruiu tudo”, disse Vanderlei Silva, Teteco Machado ao Metrópoles, que lidera o circo com mais de 50 anos de história.
“O temporal atingiu o Circo Teleco destruindo-o completamente. E como todos sabem, tem famílias que trabalham aqui, sendo nossa única fonte de renda. Então, peço ajuda de todos para voltarmos a sorrir”, descreve a página da vaquinha. Segundo Teteco, serão necessários R$ 60 mil. Até a publicação desta reportagem, R$ 14 mil foram arrecadados.
Além das doações, segundo o Metrópoles, um espetáculo beneficente está sendo organizado para o próximo domingo (27).
Ciclone
O ciclone extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial. A ocorrência de ciclone extratropical é comum Europa, América do Norte e Ásia, mas também pode ocorrer em países como o Brasil.
Normalmente, o ciclone é acompanhado fortes ventos e chuvas intensas. Em algumas regiões, é possível nevar. Os ciclones extratropicais geralmente se formam a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias.