O Atlético volta a campo na próxima terça-feira (29) e encara o River Plate no segundo duelo da semifinal da Copa Libertadores. A partida, marcada para 21h30 (de Brasília), será disputada no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires.
Além de buscar vaga na grande decisão, o time mineiro pode alcançar feito importante na temporada: o Galo pode terminar 2024 sem ser derrotado por adversários “hermanos”.
Até o momento, foram quatro partidas disputadas contra equipes argentinas; todas elas na atual edição torneio de clubes mais importante da América do Sul. Foram três vitórias e um empate.
No confronto de ida da semifinal, o time comandado pelo técnico Gabriel Milito goleou os Millonarios por 3 a 0, com dois gols de Deyverson e outro de Paulinho. Para avançar à final, o Alvinegro joga por empate, nova vitória ou pode até ser derrotado por dois tentos de diferença.
Cabe lembrar que, revés por três gols de desvantagem para os argentinos, leva a decisão para as penalidades máximas. Por quatro ou mais, dá a classificação aos donos da casa.
Última derrota para argentinos
A última derrota atleticana para argentinos foi em 2020, pela Copa Sul-americana. Em Santa Fé, o time comandado pelo venezuelano Rafael Dudamel foi goleado por 3 a 0 pelo Unión.
Pela Copa Libertadores, a sequência é ainda maior. O último revés para “hermanos” aconteceu em 2013, no jogo de ida da semifinal. Comandado à época por Cuca, o Galo perdeu por 2 a 0 no estádio Marcelo Biels (El Coloso).
Atlético x argentinos em 2024
Atlético 2 x 1 Rosario Central - Arena MRV
Rosario Central 0 x 1 Atlético - Gigante de Arroyito
San Lorenzo 1 x 1 Atlético - Nuevo Gasómetro
Atlético 1 x 0 San Lorenzo - Arena MRV
Atlético 3 x 0 River Plate - Arena MRV