O leilão para a concessão da BR-262, conhecida como Rota Zebu, será realizado nesta quinta-feira (31) na Bolsa de Valores de São Paulo. O trecho de 439 quilômetros entre Betim e Uberaba, em Minas Gerais, será concedido à iniciativa privada por um período de 30 anos, com um investimento previsto de R$ 10 bilhões.
Dois interessados disputam a concessão: o consórcio BTG Pactual e a Qinia Investimentos. A nova gestão substituirá a atual concessionária, Concebra, controlada pela Triunfo, encerrando o contrato vigente de forma amigável.
Melhorias previstas
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Tell Sampaio, detalhou as melhorias planejadas: ‘Estão previstas mais de 40 quilômetros de duplicações, quase 170 quilômetros de faixas adicionais, inúmeras passarelas, pontos de parada e descanso para caminhoneiros, áreas de escape, tecnologia embarcada com câmeras de detecção de acidentes, conectividade em toda a rodovia, recuperação completa do pavimento e sinalização vertical e horizontal’.
Além disso, está prevista a instalação de luzes de LED, internet 4G e câmeras de monitoramento. Um por cento da tarifa será destinado a projetos de infraestrutura sustentável e resistente às mudanças climáticas.
Pedágios e prazos
Serão instaladas seis praças de pedágio nos municípios de Perdizes, Araxá, Campos Altos, Luz, Nova Serrano e Andal. Os valores médios previstos variam entre R$ 9,72 e R$ 11,40, com possibilidade de desconto de até 18% após o leilão.
Após a assinatura do contrato, prevista para ocorrer em cerca de 90 dias após o leilão, a nova concessionária deverá assumir a rodovia em até 30 dias. Assim, espera-se que as mudanças comecem a ser percebidas pela população entre o final de fevereiro e o início de março do próximo ano.
Demandas dos usuários
Motoristas que utilizam frequentemente a rodovia relatam problemas como buracos, falta de sinalização adequada, trechos perigosos como a Serra de Luz, e ausência de infraestrutura de apoio. A expectativa é que a nova concessão resolva estas questões, justificando os valores de pedágio cobrados.
Este leilão marca a quarta concessão de rodovia federal em Minas Gerais apenas neste ano, totalizando um investimento de R$ 40 bilhões no estado. A iniciativa faz parte de um pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária mineira, visando proporcionar mais segurança e conforto aos usuários.