O ônibus da linha 9214 (Caetano Furquim/ Havai) que atingiu a creche Ana G Castilho é novo e começou a rodar nessa quinta-feira (31). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) após o coletivo atingir o muro e ir parar dentro da creche na manhã desta sexta-feira (1º), no bairro Salgado Filho, região Oeste da capital: Doze pessoas ficaram feridas, sendo cinco em estado mais delicado.
Em nota, a PBH lamentou o ocorrido. “O veículo é novo, começou a rodar nessa quinta-feira (31), fez quatro viagens ontem e duas viagens hoje. O veículo tem Autorização de Tráfego válida até 3 de novembro de 2026”, diz o texto.
A prefeitura confirmou ainda que a creche é conveniada, mas destacou que não tinha aula nesta sexta-feira (1º). Por isso, o local estava vazio no momento do acidente.
“A PBH reforça que vai aguardar a apuração do ocorrido por parte dos órgãos de segurança e que vai cobrar providências por parte da empresa responsável pelo ônibus”, concluiu.
Sem freio
Apesar ser praticamente zero km, o motorista relatou aos bombeiros que o ônibus apresentou um problema nos freios.
“O motorista perdeu o freio e acabou e o ônibus acabou destruindo o muro. Há informações de que o ônibus estava com uma lotação substancial”, disse o sargento do Rodrigo Madureira, do Corpo de Bombeiros.
A passageira Elizabeth Miguel também citou que o condutor apontou o problema. “Eu só vi na hora que o motorista gritou que perdeu o freio. Foi aquele barulhão. Pulei pela porta do meio do ônibus, porque fiquei com medo dele virar! Foi livramento do Pai”, disse enquanto aguardava atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).