O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) começa oficialmente neste domingo (3). Para milhões de estudantes, a prova é a maior chance de ingressar no ensino superior, seja em faculdades federais, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou por meio de programas do governo como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As provas acontecem neste domingo (3) e no próximo (10). O exame começa às 13h30. Uma hora e meia antes, às 12h, os portões são abertos, e às 13h são fechados. Todos os horários seguem o fuso horário de Brasília. Quem chegar após o fechamento do portão não poderá realizar a prova.
Para realizar o exame, os estudantes precisam levar um documento de identificação original com foto, podendo ser físico ou digital, além de caneta esferográfica de material transparente. Os documentos permitidos são:
Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados;
Carteira de Registro Nacional Migratório;
Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade
como documento de identidade;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação.
O local de prova está disponível no cartão de confirmação da inscrição, disponível na Página do Participante. Não é necessário levar o cartão para a prova.
O estudante pode levar lanches para comer durante a prova e também garrafa de água, exceto as térmicas com termômetro. Outros itens podem ser levados, mas não utilizados durante a prova. Bolsas, mochilas e guarda-chuvas, por exemplo, devem ser deixados debaixo da cadeira ou na frente da sala, a critério do fiscal.
Já outros objetos como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, protetor auricular, fone de ouvido e dispositivos eletrônicos podem ser levados também, mas deverão ser guardados em um envelope debaixo da carteira, lacrado e identificado. No caso de eletrônicos, é necessário deixá-los lacrados e desligados. Se o telefone tocar, por exemplo, o candidato é automaticamente desclassificado da prova.
Neste primeiro dia, os participantes farão a redação, 45 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia). No próximo, eles farão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
O exame dura 5h30 no primeiro dia - se iniciando às 13h e terminando às 19h - e 5h no segundo dia - iniciando às 13h30 e terminando às 18h30. Participantes com tempo adicional terão até às 20h e 19h30 no primeiro e segundo dias respectivamente, enquanto os que usarão videolibras terão até 21h e 20h30. Os candidatos devem ficar ao menos 2h dentro de sala após o começo da prova.
Os gabaritos das provas estarão disponíveis no dia 20 de novembro na aba de provas e gabaritos da página do Inep. Já os resultados serão divulgados somente em 13 de janeiro de 2025.