Após dias de especulação sobre o futuro da USAID, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Elon Musk afirmou que Donald Trump concordou com o encerramento da agência, que teve financiamento congelado e dezenas de funcionários colocados em licença.
“No que diz respeito às coisas da USAID, falei sobre isso com [o presidente] em pormenor e ele concordou que devíamos encerrá-la”, afirmou o bilionário em uma conversa no X Spaces nesta segunda (3).
A agência distribui milhões de dólares em ajuda humanitária e financiamento do desenvolvimento atualmente. O dono da Tesla afirmou, no entanto, que conversou com Trump algumas vezes, e ele manifestou o desejo de encerrar a agência.
Antes da declaração de Musk, Trump havia dito a jornalistas que a USAID “tem sido dirigida por um bando de lunáticos radicais, e estamos a tirá-los de lá, e depois tomaremos uma decisão sobre o futuro”.
Recentemente, dois membros da segurança da USAID foram colocados em licença administrativa por terem recusado que os membros do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) acessassem os sistemas da agência, disseram fontes à CNN.
Outros 60 funcionários da USAID também foram colocados em licença na semana passada.
O que é a USAID?
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é um órgão governamental estadunidense cuja função é distribuir ajuda humanitária. Ela foi criada em 1961 durante a administração de John F. Kennedy e é o braço humanitário do governo dos EUA.