A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta sexta-feira (28), a demissão do técnico Dorival Júnior. O comandante, que assumiu em janeiro de 2024, comandou a Seleção por 16 jogos com 7 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Foram 25 gols marcados e 17 gols sofridos.
A decisão pelo desligamento do treinador ocorreu após uma reunião da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ednaldo Rodrigues optou por encerrar o trabalho do treinador brasileiro à frente da Seleção.
O presidente fez um breve ponunciamento comunicando a novidade. Segundo o dirigente, a busca pelo substituto começou agora.
“Conforme tinha comunicado na terça-feira, após o jogo, que falaria no dia seguinte, e falamos com o Dorival Júnior e o Rodrigo Caetano. A CBF, nesse momento, anuncia que encerrou o ciclo do Dorival Júnior. A gente agradece muito pelo trabalho que ele desempenhou à frente da Seleção Brasileira, e a gente deseja para ele todo o sucesso em novos desafios em sua carreira”, destacou o dirigente.
“A partir de agora, vamos trabalhar na busca de um substituto. Tudo que era colocado, que tinha contato com A, com B, com C, isso não passou nem pelo presidente, nem por ninguém que o presidente tenha determinado. A partir de agora, sim, vamos buscar o substituto para dar continuidade ao trabalho na Seleção Brasileira. Oportunamente, estaremos informando a vocês quem é o substituto”, finalizou.
A última partida foi a vexatória derrota diante da Argentina por 4 a 1, no dia 25 de março, pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Dorival comandou o Brasil na Copa América de 2024 e foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, para o Uruguai.
O Brasil está na 4ª colocação das Eliminatórias com 21 pontos conquistados. A Argentina, líder e já classificada, tem 31 pontos. Os seis primeiros garantem vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto o sétimo lugar disputará repesacagem.
Quem assume?
Não há um claro favorito para assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Ednaldo Rodrigues tem como nome favorito Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid-ESP.
No entanto, o italiano tem contrato com o clube merengue até junho de 2026. Ancelotti chegou a negociar para assumir a Seleção antes de Dorival Júnior, mas o movimento foi travado pelo Real Madrid. O técnico italiano afirmou que não foi procurado pela CBF nos últimos dias.