Vaticano atualiza estado de saúde do Papa: ‘Melhora e bom Humor’
Após ficar 38 dias internado, pontífice se recupera na Casa Santa Marta, onde vive no Vaticano; presença nas celebrações da Semana Santa ainda é Incerta
Publicado em 02/04/2025 06:07
Principais notícias do Dia

O Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, nesta quarta-feira (1°). O pontífice, que ficou internado por 38 dias devido a uma grave pneumonia, segue se recuperando na Casa Santa Marta, onde vive, e apresenta melhorias a cada dia.

Conforme o boletim médico, o estado de saúde do papa permanece estável. Os exames de sangue do pontífice apresentam valores dentro do esperado e a última radiografia do tórax feita “indica uma melhora no quadro infeccioso pulmonar”.

“Todos os tratamentos continuam: registram-se melhoras do ponto de vista motor, respiratório e no uso da voz”, informa o Vaticano. Ainda segundo a Santa Sé, Francisco ainda faz uso de oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais. Porém, o recurso só é utilizado durante a noite ou quando necessário.

“O Papa não recebeu visitas especiais: apenas os profissionais da saúde e os colaboradores mais próximos. O humor do Papa é bom. Ele recebe muito afeto por parte de todos”, acrescenta a nota.

O papa segue trabalhando enquanto se recupera. Ele concelebra a Missa todas as manhãs na capela do segundo andar da Casa Santa Marta. No próximo domingo (6), Francisco irá preparar a homilia da Missa para o Jubileu dos doentes, mas o texto será lido por dom Fisichella.

Sobre a participação do pontífice nas celebrações da Semana Santa, o Vaticano afirma que ainda é prematuro falar a respeito. Por enquanto, a programação só inclui a presença do papa no pronunciamento da tradicional bênção “urbi et orbi”, que será realizada no dia 20 de abril. Essa será a primeira aparição pública do pontífice após a internação.

Internação do Papa Francisco

Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro após reclamar se sentir muita dor e dificuldade para respirar. O pontífice ficou 38 dias hospitalizado para tratar uma pneumonia bilateral e recebeu alta no dia 23 de março. Ele em nenhum momento foi entubado, mas precisou de utilizar ventilação mecânica.

Segundo os médicos do papa, o caso foi, inicialmente, uma bronquite, que evoluiu para infecção polimicrobiana e, em seguida, pneumonia nos dois pulmões.

Papa Francisco já está de volta ao Vaticano e, no último domingo (23), dia que teria alta, apareceu na janela do Hospital Gemelli para cumprimentar e conceder bênção aos fiéis. Ele não havia aparecido publicamente em nenhum momento da internação.

Comentários