Na noite desta quarta - feira 16/04 o secretário de cultura, esporte, laser e turismo de capelinha em minas gerais conversou com a csa stúdio web rádio onde informou mudanças na festa do capelinhense e respectivamente ao que tenge a nova lei.
" O projeto foi encaminhado pelo executivo, a pedido da secretaria de cultura, para que seja possível melhorar o evento e recuperar o prestígio da festa, o que vinha sendo alegado por muitos Capelinhenses. " O Prefeito Jonas pediu para que estudássemos o que deveria ser feito para que os anseios da população fossem ouvidos e juntamente com a procuradoria jurídica e a assessoria de licitações da prefeitura, nós buscamos atualizar a lei originária que regula a festa e que é de 2014, com as contribuição dos vereadores, acreditamos que o texto final nos permitirá atender ao pedido do prefeito, de fazer o resgate da tão tradicional festa do capelinhense ausente nesta edição 2025, trazendo mais conforto, qualidade e principalmente uma festa mais barata para os cofres públicos e acessível ao povo Capelinhense, especialmente os ausentes, que queremos ter de volta à nossa terra." Fala do Secretário Gilmar Santos.
O secrário disse ainda que terá maior flexibilidade para organização da estrutura e ainda promover um layout diferente para a Festa.
Um dos temas abordados foi a questão dos barraqueiros, onde o mesmo afirmou que " Foi mantida a priorização que eles tinham sem permitir a exploração que nos denunciaram especialmente quando a própria prefeitura realizar a festa "
Abaixo algumas mudanças que serão executadas na festa do capelinense ausente deste Ano
* Maior flexibilidade para organização da estrutura e ainda promover um layout diferente para a Festa
* Abertura para parques de melhor Qualidade
* Retirada de Camarotes
* Área para deficientes (PCD), é um espaço reservado, em local de boa visibilidade ao palco, para que os PCD possam ficar e participar da festa. Tipo uma área vip próxima ao palco, e fica na responsabilidade da administração ou produtor da festa ver também outras questões, como entrada e banheiros para PCD.
* No palco principal além de artistas de nome nacional ter ao menos duas atrações da Cidade ( Pratas da Casa )
* Barraqueiros e restaurantes da cidade terão prioridade quanto os eventos do calendário da cidade forem reazlizados pela prefeitura, quando os eventos forem terceirizados terão prioridade, dentro dos critérios do organizador do evento. Ou seja, se o empresário falar que é tipo de barraca e valor, havendo ofertas de dentro da cidade e de fora, no empate, a prioridade é do da cidade
*Ambulantes só serão permitidos caso não tenha o produto nas barracas ou Restaurantes
Vereadores que colaboraram com informações adicionais para essa notícia e que propuseram emendas à lei para realização do evento que foram aprovadas, Sebastião Rodrigo Oliveira, Livio Louzada das Costa, Reginaldo Rodrigues Azevedo, Cleuber Luiz de Miranda e Fernando Cordeiro da Costa!
Foto: Facebook Gilmar Santos ( Aparecem Presidente da Câmara e ao fundo o Prefeito Jonas Barreiros )