O Cruzeiro enfrenta o Bahia nesta quinta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube celeste tenta emplacar uma sequência de bons resultados após empatar com o São Paulo, fora de casa, no último domingo (13).
O empate diante do Tricolor Paulista aumenta a expectativa por um bom desempenho também contra o Esquadrão de Aço. Uma vitória contra o time de Salvador pode “virar a chave” da temporada celeste.
Nos últimos 11 jogos, a Raposa conseguiu apenas uma vitória, além de cinco derrotas e cinco empates. O aproveitamento da equipe nesse recorte é de 18,2%.
Campanhas no Brasileirão
Cruzeiro e Bahia dividem atualmente a mesma faixa na classificação do Brasileirão: a segunda metade da tabela.
A equipe estrelada tem quatro pontos e ocupa a 12ª colocação. Em três partidas, a Raposa acumula uma vitória, um empate e uma derrota, com três gols marcados e cinco sofridos.
Já o Tricolor baiano é o 14º colocado, com três pontos em três jogos (três empates). O Esquadrão tem saldo de gol zerado, já que marcou quatro vezes e sofreu quatro.
O Cruzeiro
O técnico Leonardo Jardim deve mudar mais uma vez o time do Cruzeiro. Contra o Bahia, o português contará com o retorno do zagueiro Jonathan Jesus. O defensor cumpriu suspensão automática na partida contra o São Paulo pela expulsão na derrota por 3 a 0 para o Internacional, na segunda rodada do Brasileiro, no estádio Beira-Rio, no dia 6 de abril.
Jardim poderia sacar Lucas Villalba do time. Ele foi titular contra o São Paulo. Se essa for a preferência do treinador português, o argentino voltaria a ser opção no banco para o retorno de Jonathan Jesus ao 11 inicial celeste.
Além do defensor, o treinador terá à disposição o atacante Juan Dinenno. Ele foi confirmado pelo próprio Cruzeiro como um dos relacionados para o duelo com o Bahia. O jogador deve ficar no banco.
Jardim também pode promover o retorno de Gabigol e Dudu ao time titular. A dupla ficou fora contra o São Paulo por opção técnica.
Como chega o Bahia
O Bahia ainda não venceu no Brasileirão, mas é um dos seis clubes que ainda estão invictos na competição. Foram três empates nas três primeiras rodadas, contra os paulistas Corinthians, Santos e Mirassol.
O técnico Rogério Ceni terá quatro desfalques para a partida desta quinta. O zagueiro Kanu sofreu lesões em três músculos da panturrilha e no tendão de Aquiles e não tem previsão para voltar a jogar. Gabriel Xavier, também defensor, ainda se recupera de um problema muscular na panturrilha.
Já o lateral-esquerdo Iago Borduchi e o meia Michel Araújo estão em processo de transição física.
O atacante Lucho Rodríguez, vetado do jogo contra o Mirassol, na última rodada, por desgaste muscular, viajou com a delegação, mas figura como dúvida. O uruguaio divide a artilharia do Tricolor no ano com Erick e Erick Pulga, com sete gols.
Cruzeiro x Bahia
Cruzeiro
Cássio; William (Fagner), Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva Christian ou Walace) e Matheus Pereira; Wanderson, Dudu e Gabigol (Kaio Jorge). Técnico: Leonardo Jardim.
Bahia
Ronaldo; Santiago Arias (Gilberto); David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 17 de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Transmissão: A Itatiaia transmite no rádio no 95,7FM e nos canais de Youtube. Na TV a partida será transmitida no canal Premiere