O Vaticano comunicou que a primeira fumaça do conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco será emitida amanhã, quarta-feira (7), a partir das 19h no horário local (14h no Brasil).
A informação foi divulgada hoje, terça-feira (6), pelo diretor da ‘Sala de Imprensa da Santa Sé’, Matteo Bruni, durante a última congregação geral dos cardeais antes do início do processo eleitoral.
Bruni detalhou que amanhã à tarde, após a entrada dos cardeais na Capela Sistina por volta das 16h30 (horário local), ocorrerá a catequese com o cardeal Raniero Cantalamessa, o juramento e a votação, culminando com a primeira fumaça das cédulas queimadas.
A partir desta quinta-feira (8), a fumaça será visível por volta das 10h30 (apenas se for branca, indicando eleição) ou 12h (7h em Brasília), e à tarde às 17h30 (também branca, se houver eleição) ou por volta das 19h (14h no Brasil).
A fumaça será liberada duas vezes ao dia, resultado da queima conjunta das cédulas das duas votações da manhã e das duas votações da tarde.
Entretanto, em caso de eleição do novo Papa, a fumaça branca será emitida imediatamente após o resultado positivo, e não ao final da sessão.