Fraude no seu telefone com IA: nunca diga esta Frase
Mais do que nunca, devemos tomar cuidado com o que falamos ao telefone e também desconfiar de quem está do outro Lado
Publicado em 08/05/2025 07:29
Principais notícias do Dia

A inteligência artificial está por toda parte agora. O problema é que, embora muito útil, pode ser utilizada de forma negativa se cair nas mãos erradas. Há quem se divirta gerando imagens, quem a utilize para melhorar seu trabalho diário e, obviamente, há mal-intencionados que utilizam essas ferramentas para questões muito diferentes.

É claro, portanto, que todos devemos ter mais cuidado hoje do que nunca, porque ainda não há conhecimento aprofundado sobre o assunto e, portanto, somos mais vulneráveis e mais expostos claramente à fraude.

Certamente é bom se informar, compreender bem para onde estamos indo com esse tipo de produto, mas também entender como se defender, o que fazer e, principalmente, quais podem ser potencialmente as consequências.

O golpe que esvazia contas toma conta do mundo

O problema é que os golpes telefônicos hoje utilizam justamente a combinação perfeita: por um lado, a ligação telefônica, algo simples que consegue atingir a todos porque todos atendem ao telefone, enquanto um aplicativo é algo mais específico que limita, assim como os SMS ou os e-mails. A ligação telefônica é uma abordagem universal que consegue atingir usuários de qualquer idade com qualquer tipo de dispositivo.

Em combinação com algo particularmente avançado, como a inteligência artificial capaz de clonar vozes e realizar verdadeiros golpes sem gastar nada, o que claramente não faz nada além de difundir a atenção por parte de mal-intencionados.

Por isso, hoje mais do que nunca é necessário ter cuidado e, principalmente ao atender o telefone, prestar muita atenção ao que é solicitado e ao que se diz. É importante que os usuários nunca compartilhem suas informações pessoais, mesmo que do outro lado pareça realmente estar em contato com a instituição bancária ou com órgãos de caráter nacional.

Mesmo o que parece perfeitamente real, mesmo que pareçam ter seus dados e, portanto, façam declarações de alguma forma verdadeiras, não se deve cair na armadilha, porque basta muito pouco para cometer um erro e ter que enfrentar consequências desastrosas, porque claramente os golpes desse tipo visam esvaziar contas correntes, roubar dados pessoais e entrar na posse de tudo o que diz respeito ao usuário, inclusive para enganá-lo posteriormente.

É claro que estamos diante de um verdadeiro alerta vermelho, portanto, todos devem ter cuidado, principalmente elevar o nível de atenção.

Comentários