Uma menina de apenas um ano morreu afogada na piscina da residência em que morava em Bertioga, no litoral de São Paulo. A Polícia Civil confirmou a informação ao G1 nesta quarta-feira (1º). De acordo com o relato da avó aos policiais, a criança saiu para o quintal sem que familiares percebessem.
Maria Helena Nunes Nazaré foi encontrada morta dentro da piscina na manhã da última segunda-feira (29), no bairro Balneário Mogiano. Segundo a avó da criança, de 41 anos, ela estava com a filha e a neta em casa, por volta das 7h, quando o marido saiu para trabalhar.
Após a saída, conforme registrado no boletim de ocorrência, a avó relatou que a mãe da criança teria fechado a porta da cozinha, local que dá acesso a piscina. Mas, por motivos que ela não sabe dizer, a porta teria sido aberta e a menina conseguiu acesso ao quintal.
Quando a avó sentiu a falta da criança, foi até o lado de fora e viu a vítima boiando na piscina. Ela tentou reanimá-la mas não teve sucesso. A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que se dirigiu ao local.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Bertioga informou ao G1 que a criança foi atendida pelo Samu, por afogamento, sendo feitos todos procedimentos de Reanimação cardiopulmonar (RCP) e levada para a UPA. Ela chegou à unidade em manobra de ressuscitação, mas não reagiu e veio a óbito.
O corpo da criança foi encaminhando ao IML de Santos para realização de exame necroscópico. O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Sede de Bertioga, onde segue sendo investigado pela equipe policial.