FAMÍLIA DENUNCIA PRISÃO INJUSTA DE JOVENS EM SÃO PAULO E USA CÂMERAS
Principais notícias do Dia
Publicado em 30/07/2019

A família de um jovem, de 18 anos, afirma que ele e dois amigos estão presos injustamente em São Vicente, no litoral de São Paulo, acusados de roubarem um veículo e pedestres na cidade. Câmeras de monitoramento contradizem a versão da Polícia Militar. A Polícia Civil apura o caso.

Na madrugada deste domingo (28), segundo a atendente Bruna Zeferino, de 27 anos, prima de Pericks Zeferino, de 18, o jovem voltava de uma casa de show da Área Continental. Ele teria parado em frente sua casa com dois amigos, de 17e 16 anos.

Conforme relata Bruna, os jovens pararam em frente a residência para utilizar o Wi-Fi e conversar. "Passou uma ronda e os policiais já chegaram os abordando, afirmando que eram os responsáveis pelo roubo de um carro e de pessoas que estavam na rua. Eles falaram que não, mas foram algemados, tentaram explicar e não foram ouvidos", desabafa a familiar.

De acordo com a família de Pericks, tanto ele quanto os colegas não possuem antecedentes criminais. "A população daqui que presenciou a ação está revoltada. Todo mundo conhece os meninos e viram que eles apenas estavam na frente de casa. O irmão de um deles foi explicar que não estavam envolvidos e foi agredido pelos policiais", diz.

As autoridades

Em nota, a PM afirma que os policiais militares faziam patrulhamento no local na tentativa de recuperar um veículo tomado de roubo. Segundo relatado pela equipe, ao localizarem o carro os ocupantes empreenderam fuga, sendo acompanhados e detidos.

A equipe policial apresentou a ocorrência no DP sede de São Vicente, encaminhando vítima, veículos e informações dos fatos para apreciação da autoridade de plantão que elaborou os registros necessários para apuração e providências de polícia judiciária.

A Polícia Militar afirma ser legalista e não compactuar com quaisquer irregularidades. Também diz que qualquer pessoa que possua provas ou possa ter testemunhado sobre os fatos deve procurar a Delegacia de Polícia para contribuir com as apurações e, caso tenham conhecimento de práticas irregulares por policiais militares, podem procurar a Seção de Polícia Judiciária Militar e Disciplina de São Vicente na Rua Freitas Guimarães nº 340, Boa Vista – São Vicente.

Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o trio foi detidos em flagrante com base em provas testemunhais apresentadas pela Polícia Militar e no reconhecimento formal realizado pelas vítimas. O poder judiciário converteu a prisão do maior em preventiva e determinou a internação dos menores. O caso será relatado nos próximos dias e eventuais elementos que apresentem fatos novos para o caso devem ser apresentados pelos advogados à Justiça.

Provas

Conforme registrado no boletim de ocorrência, os policiais relataram que os meninos foram encontrados saindo de um carro que teria sido roubado durante a madrugada. Segundo o registro na delegacia, o crime teria sido cometido por volta de 5h45 e os suspeitos encontrados pouco tempo depois.

Mas, de acordo com a atendente, câmeras de monitoramento mostram os três colegas chegando a pé na rua da casa de Pericks. "As imagens mostram eles vindo a pé e temos testemunhas na rua também. O advogado falou que o policial mandou um dos jovens segurar a arma na mão para ter as digitais do menino", afirma.

De acordo com Bruna, os adolescentes ficarão apreendidos por três meses ou mais, até que a audiência seja marcada. "Eles estão apavorados. Nós familiares nos sentimos tristes e desamparados pela Justiça, que realmente é cega no nosso país. Vamos atrás de mais provas e mostraremos que eles são inocentes", finaliza Bruna.

 

Comentários

Chat Online