Ao menos 43 pessoas morreram, 30 ficaram feridas e dezenas estão desaparecidas em um incêndio em uma fábrica em Bangladesh, segundo boletim policial divulgado nesta sexta-feira (9).
As chamas atingiram uma fábrica de alimentos e bebidas da Hashem Foods Ltd. em Rupganj, perto da capital Daca, na tarde de quinta-feira (8).
Entre as dezenas de feridos estão trabalhadores que pularam pelas janelas para escapar do fogo, que continua ativo 24 horas depois.
Debasish Bardhan, vice-diretor do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, disse que as operações de resgate continuam e que os dois últimos andares da fábrica ainda não foram revistados.
Histórico de tragédias
Incêndios são frequentes em fábricas em Bangladesh devido ao descumprimento das normas de segurança, fiscalização frouxa e corrupção.
Grandes marcas ocidentais, que empregam dezenas de milhares de trabalhadores mal pagos em Bangladesh, estão sob pressão para melhorar as condições nas fábricas, devido a incêndios e outros desastres que já mataram centenas.
Em abril de 2013, a oficina de confecção Rana Plaza desabou devido a um incêndio e 1.138 trabalhadores morreram.
Em fevereiro de 2019, ao menos 70 pessoas morreram em um grande incêndio em um prédio residencial na capital Daca, onde produtos químicos haviam sido armazenados ilegalmente.