Cidade do Vale do Mucuri se junta a Cataguases, na zona da Mata, e Contagem, na região metropolitana. Santa Luzia registrou três primeiros casos
Mais quatro cidades registraram casos de varíola dos macacos, em Minas Gerais. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cataguases, na zona da Mata, confirmou o primeiro caso da doença, assim como Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Santa Luzia, também na região metropolitana da capital, registrou os três primeiros casos da enfermidade. No sábado, a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pela Organização Muncial da Saúde (OMS).
O documento sa SES ainda mostra que subiu para 44 o número de contaminados pela enfermidade em Minas Gerais. São dez novos casos desde a última sexta-feira (22).
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, todos os casos confirmados até o momento no Estado são do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, e em boas condições clínicas. Ao todo, duas pessoas estão internadas em Minas Gerais, devido à necessidade clínica e isolamento. Os indivíduos que tiveram contato com os contaminados pela doença estão em monitoramento.
Belo Horizonte é a cidade com o maior número de casos. São 32 confirmados, de acordo com o último boletim divulgado pela SES. O município é o único a registrar transmissão comunitária no Estado.