Dois irmãos foram retirados com vida dos escombros na província de Kahramanmaras, na Turquia, nesta terça-feira, 198 horas após o devastador terremoto que atingiu o país, no último dia 6. Segundo a agência de notícias Anadolu, o primeiro resgatado foi Muhammed Enes Yeninar, de 17 anos, e, em seguida, Baki Yeninar, 21.
De acordo com o balanço atualizado de vítimas, o desastre causou mais de 37 mil mortes na Turquia e na Síria, que também foi severamente atingida. As autoridades turcas informam que 31.643 mortes foram confirmadas, enquanto no país vizinho foram mais de 5,8 mil, conforme levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e do governo sírio.
A emissora CNN baseada na Turquia informou ainda que, pouco depois, um jovem de 18 anos, identificado como Muhammed Cafer, foi encontrado com vida em Adiyaman.
Outro resgate havia sido realizado na Turquia, 183 horas após o tremor. Em Hatay, socorristas retiraram dos destroços um homem de 67 anos chamado Huseyin Berber.
Resgates milagrosos
Acredita-se que a maioria das pessoas possa viver sem água apenas por três a quatro dias, ou 72 a 96 horas. Esta é uma das razões pelas quais resgates após esse período são comumente chamados de "milagres". Apesar de cada vez mais difícil, equipes de resgate conseguiram retirar sobreviventes dos escombros de cidades inteiras que ficaram em ruínas uma semana após o tremor de magnitude 7,8.
Na Turquia, foram mais de 8 mil pessoas retiradas com vida dos escombros, informou o presidente Recep Tayyip Erdogan nesta terça-feira.
Na segunda, um menino de 12 anos foi resgatado na província de Hatay, 182 horas depois do terremoto, noticiaram os jornais turcos.
Também na Turquia, uma menina foi resgatada com vida nesta segunda-feira, após passar 178 horas embaixo dos escombros. Um vídeo mostra o momento em que ela foi retirada dos detritos de um prédio desabado em Adiyaman.