Uma bebê de 8 meses sobreviveu a queda de cinco andares durante o devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na madrugada do último dia 6, informou a agência de notícias Anadolu nesta quarta-feira. A criança foi identificada como Birce Fansa, que agora se recupera num hospital. O número de mortos ultrapassou 41 mil, sendo 35.418 vítimas na Turquia e mais de 5,8 mil na Síria, conforme a última atualização publicada pelo portal da Al Jazeera.
A menina estava em seu berço quando os tremores começaram, derrubando o edifício onde morava com a família em Antakya, na província turca de Hatay. Os pais dela, Nilay e Cengiz, também foram retirados vivos dos escombros depois de, respectivamente, 13 e 33 horas do tremor. No entanto, as irmãs mais velhas, Alin, de 2 anos, e Nil, 4, não resistiram, segundo a agência turca.
Ainda de acordo com a Anadolu, os médicos descreveram a sobrevivência de Birce como milagrosa. No momento do resgate, pessoas próximas ouviram o choro da bebê. Não foi informado em quantas horas depois do terremoto ela foi retirada dos escombros, mas um vizinho contou à mãe da menina que viu os socorristas retirando-a dos destroços logo no primeiro dia. Até sua família descobrir seu paradeiro, contudo, se passaram alguns dias.
Nilay contou ter ficado aliviada quando soube que a filha mais nova estava viva e que agora espera que ela "receba alta em breve se Deus quiser".
Ainda estávamos em choque após o episódio, disse Nilay à CNN nesta terça-feira. Naquele ponto, sendo o quinto dia, pensamos que estaríamos vendo seu corpo sem vida.
De acordo com os relatos do que pode ter acontecido com Birce, o mais provável é que ela tenha sido arremessada da janela.
E foi assim que ela também sobreviveu; caso contrário, o local onde seu berço estava foi completamente esmagado pelo concreto. É por isso que ela é uma bebê milagrosa — completou Nilay.
A médica Nursah Keskin disse aos repórteres que Birce teve muita sorte.
Iniciamos tratamentos para reverter a hemorragia intracraniana. A perna dela está quebrada. Coisas muito piores poderiam ter acontecido com o impacto de bater no chão. Deus a protegeu, é um milagre, afirmou Keskin à Anadolu.
Mais Informações
Passados dez dias do terremoto devastador que atingiu a Turquia e a Síria, as equipes de resgate ainda mantêm esperanças de encontrar sobreviventes. Na noite desta terça-feira, vozes ainda eram ouvidas sob os escombros de prédios que desabaram após o tremor de terra de magnitude 7.8. Mais de 41,2 mil pessoas já foram confirmadas mortas na Turquia e na Síria e as histórias de resiliência têm ficado mais raras.