Câmeras do Aeroporto Aeroporto Estadual de Campos dos Amarais (SDAM), em Campinas, no interior de São Paulo, filmaram a decolagem do avião que caiu, na manhã deste domingo (28), na zona rural de Itapeva, no Sul de Minas.
Segundo informações da Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto, o monomotor estava em Campinas desde sexta-feira (26), às 12h48. A aeronave permaneceu em um hangar particular até a manhã deste domingo, quando partiu em direção ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
O avião decolou da cidade paulista às 10h09, com sete pessoas a bordo, sendo cinco passageiros e dois tripulantes. Todos os sete ocupantes morreram.
Equipes do Corpo de Bombeiros realizam uma operação de resgate no local. Os militares tentam retirar os corpos das vítimas, que estão presos em meio a fuselagem da aeronave.
Aeronave pertence a empresa de crédito
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, fabricada em 1996 pela Piper Aircraft, estava com situação regularizada para voar. Porém o monomotor era designado para serviço aéreo privado e não possuía permissão para fazer táxi aéreo.
O monomotor foi comprado pela empresa IT’s Soluções LTDA, razão social da empresa de crédito Credfranco, em 23 de novembro de 2023. Os sócios Marcílio Franco da Silveira e André Rodrigues do Amaral estão entre os mortos. Os nomes das demais vítimas ainda não foram divulgados.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e vai conduzir as investigações para apurar as causas do acidente. Em nota, a Anac lamentou o ocorrido e se solidarizou com amigos e familiares das vítimas.