Atlético e Cruzeiro oficializaram, nesta segunda-feira (29), o acordo para que os clássicos sejam realizados com torcida única até 2025. A Itatiaia já havia antecipado que os duelos entre os arquirrivais aconteceriam apenas com a torcida mandante nos estádios a partir deste ano.
A medida passa a valer a partir do jogo deste sábado (3), às 19h30 (de Brasília), na Arena MRV, em compromisso pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. Mandante do duelo, o Atlético terá 100% dos ingressos para comercializar aos seus torcedores.
Inicialmente, o acordo vale para competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante”, disse a nota.
A informação foi publicada na sexta-feira (27) pelo repórter Thiago Reis, da Itatiaia.
Representantes de Atlético e Cruzeiro se reuniram na última terça-feira (23) e formalizaram um acordo para que os clássicos de 2024 e 2025 sejam realizados com torcida única na Arena MRV e no Mineirão, em Belo Horizonte. O encontro contou com a presença de Fernando Abreu, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Por que a decisão de dois anos?
O prazo de dois anos foi estabelecido para que Atlético e Cruzeiro tenham o mesmo número de jogos na condição de mandante. Isso porque, na fase inicial do Campeonato Mineiro, apenas um dos clubes tem o clássico em sua casa. O Atlético jogará em seus domínios na primeira fase do Estadual deste ano, enquanto o Cruzeiro receberá o rival no Mineirão na fase de classificação do Estadual de 2025.
Motivações do acordo
A decisão consensual por torcida única nos próximos clássicos foi motivada principalmente por dois fatores: o tratamento impróprio, por parte do Atlético, destinado à torcida do Cruzeiro na Arena MRV no último duelo, realizado em 22 de outubro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro, e as depredações à Arena MRV realizadas pelos cruzeirenses.
Naquela ocasião, o Atlético retirou portas dos banheiros no setor visitante, inclusive os femininos, e não disponibilizou itens de higiene pessoal. A postura da direção atleticana gerou revolta na torcida cruzeirense e recebeu muitas críticas da opinião pública.
Por sua vez, o Cruzeiro teve que arcar com os prejuízos gerados ao Atlético devido às depredações. Cadeiras e catracas, dentre outros itens, foram danificados.
Dentro do prazo de dois anos com clássicos com torcida única, os clubes pretendem aprofundar o debate sobre o modelo ideal para esses jogos em Minas Gerais a partir de 2026.