Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) atua em pelo menos sete incêndios em Unidades de Conservação (UCs). A informação foi confirmada em comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (12).
Um dos incêndios que mais chama a atenção é no Parque do Caraça, localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na região central de Minas Gerais. Os militares informaram que estão no segundo dia de operações e que ainda combatem os focos de incêndio. Foram mobilizados sete bombeiros, 15 brigadistas, uma viatura e uma aeronave na operação.
O combate às chamas no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, é o que mobiliza o maior efetivo. Com 22 bombeiros, 37 brigadistas, 3 aeronaves e 10 viaturas, a operação já chega em seu 11º dia. Nesta quinta, foi realizado um sobrevoo na área e ainda é necessário o combate direto ao incêndio.
Parque Estadual Serra do Brigadeiro (11º dia de operações)
Parque Estadual Serra do Papagaio (4º dia)
Parque Estadual do Pau Furado (12° dia)
Parque Arqueológico da Serra do Santo Antônio (1° dia)
Parque Estadual Serra do Sobrado (2° dia)
Parque Estadual Serra do Cabral (2° dia)
Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário Caraça (2º dia)
O que são as Unidades de Conservação (UCs)?
As Unidades de Conservação são espaços que visam preservar a fauna e flora nativas do Brasil, com foco nas espécies ameaçadas de extinção, nascentes, rios, cachoeiras e geológicas. Além disso, também protegem valores culturais, históricos, arqueológicos e promovem a educação e o turismo ecológico.